Flávio Dino e gestores do Agente Jovem Ambiental alinham novas metas para o programa

Flávio Dino e representantes do AJA. (Foto: Karlos Geromy)

Na manhã desta terça-feira (16), o governador Flávio Dino esteve reunido no Palácio dos Leões, em São Luís, com secretários de Estado e coordenadores do programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Durante o encontro, Flávio Dino, os gestores, representantes da Escola Ambiental do Maranhão e da sociedade civil debateram novas metas para o AJA, programa que seleciona jovens para capacitação e atuação em ações socioambientais sustentáveis dentro dos 217 municípios maranhenses.

Ao todo, o AJA já selecionou 2.000 jovens de todas as cidades do Maranhão, concedendo auxílio financeiro mensal no valor de R$ 250,00 para cada agente durante 12 meses.

“Nosso encontro foi justamente para que nós possamos alinhar as ações e projetos do Governo do Maranhão para a continuidade do programa Agente Jovem Ambiental. Aqui foi realizada a reunião do governador com os coordenadores e com o gestor que irá conduzir os trabalhos dos agentes, com a Escola Ambiental e com a sociedade civil. O Governo do Maranhão sempre pautando pelo amplo diálogo para que nós possamos, de forma efetiva, preservar e conversar os nossos recursos naturais”, detalhou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Diego Rolim.

A reunião também contou com a participação da secretária adjunta de Governo e coordenadora executiva da Escola Ambiental do Maranhão, Cricielle Muniz. De acordo com Cricielle, o momento foi de apresentação dos gestores que estão acompanhando a atuação dos agentes jovens ambientais em cada cidade maranhense. “Esse foi o momento de apresentação dos coordenadores regionais, que vão poder acompanhar um pouco mais de perto as ações através do Plano de Ação Comunitária de cada jovem e de seus respectivos municípios”, explicou Cricielle.

Flávio Dino, secretários de governo, gestores, representantes da Escola Ambiental do Maranhão e da sociedade civil em reunião. (Foto: Karlos Geromy)

Distribuição de renda

Marcos Paulo é um dos coordenadores do programa no Maranhão e aprovou a reunião. O coordenador destacou que, além da atuação em defesa do planeta a partir de ações socioambientais nos municípios, o AJA também proporciona distribuição de renda em todo o Maranhão.

“A gente avalia como muito importante para o estado, em especial para essa pauta ambiental, e, também, para inclusão da juventude nessa pauta socioambiental sustentável. Além de tudo, esse programa veio no sentido de dar o protagonismo jovem e também a distribuição de renda e melhorar a qualidade de vida desses jovens e da população de forma geral. É pensar no planeta, agindo e suas comunidades”, frisou o gestor. 

Sobre o AJA

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) tem por objetivo capacitar os jovens no que tange às políticas de desenvolvimento sustentável e demais ações relacionadas à educação ambiental, bem como contribuir para a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses; incentivar a participação dos jovens em suas comunidades, buscando conscientizar a população local da importância da união em torno de ações que resguardem a sustentabilidade ambiental; propiciar o desenvolvimento da autoestima e do sentimento de pertencimento familiar e comunitário com vistas a uma perspectiva positiva de vida pelos jovens participantes.