“O sentimento é de gratidão”, diz funcionária sobre o novo Hospital Regional de Pedreiras

A técnica em enfermagem conta como o hospital vai auxiliar a região (Foto: Mauricio Albino)

Dando continuidade ao compromisso assumido pelo Governo Maranhão em ampliar a rede de assistência médica no estado, o Hospital Regional de Pedreiras Kleber Carvalho Branco foi entregue à população como o mais novo polo de referência hospitalar da Região Norte do estado, viabilizando assim mais agilidade no acesso à saúde. A unidade também atenderá as cidades vizinhas, beneficiando cerca de 40 mil maranhenses.

A entrega da nova unidade de alta e média complexidade reforça a manutenção do programa de saúde sonhado pelo Governo do Maranhão para atender as necessidades básicas em todas as regiões.

Ledenir Santos fez parte da construção da obra como servente e vai ver o alívio do sofrimento da mãe, que faz tratamento contra um câncer e precisava ir para outra cidade receber cuidados médicos. “Vai melhorar bastante porque eu mesma tenho minha mãe que está precisando muito. Ela está até fazendo tratamento e estava indo para outra cidade. Agora, vai melhorar e muito, tanto pra ela quanto pra todas as mulheres da cidade. Vai melhorar 100% em relação a esse sofrimento que ela está passando”, afirmou.

Já para Dona Crueza Sousa, a construção do hospital é a concretização de um desejo esperado pela população. “Esse hospital aqui em Pedreiras era muito esperado porque vai beneficiar não só a nossa cidade, como várias outras ao redor. Porque ao invés da gente estar levando um paciente lá para São Luís, nós temos o nosso hospital, onde a gente pode acolher um familiar, um filho, um sobrinho ou até um conhecido”.

No período de pico da pandemia da Covid-19, a cidade de Pedreiras também recebeu investimentos como a instalação de um hospital de campanha para atender os casos da região. “Nós recebemos aqui um hospital de campanha, que foi muito significante para nossa cidade e região. Agora é muito gratificante. Nossa cidade está de parabéns por ter ganho esse hospital aqui. É um sentimento de gratidão por nós, pela família, pelos amigos por agora a gente saber que tem um hospital de referência como esse”, disse Ludmilia Rodrigues, que é técnica de enfermagem na equipe do hospital e também trabalhou no hospital de campanha contra a pandemia.

Na solenidade de entrega estavam presentes o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão, a prefeita da cidade de Pedreiras Vanessa Maia, os secretários de Estado Clayton Noleto e Carlos Lula, juntamente com as demais autoridades.

O governador Flávio Dino reforçou a importância dessa rede de saúde que vem sendo construída, priorizando a atenção e o cuidado com a qualidade de vida da população. “É uma rede de saúde estadual em todas as regiões, mas essa rede não estaria completa sem a inauguração do Hospital de Pedreiras e por isso eu estou muito feliz hoje com essa grande conquista que é o Hospital Regional de Pedreiras, com alta complexidade e capacidade de resolver os problemas da saúde da população com proximidade e com eficiência”.

Sobre a obra

A obra foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Secretaria da Saúde (SES), em uma área de 3.204,18 m², com capacidade de 50 leitos no atendimento de urgência/emergência e ambulatorial, sendo 48 leitos direcionados para enfermaria e 2 leitos de isolamento. O hospital conta ainda com 3 salas cirúrgicas, 1 sala de ultrassom, 1 sala de tomografia, Alas Vermelha e Amarela e outros espaços para assistência médica especializada.

“O Hospital de Pedreiras, mais uma unidade para a saúde que é viabilizada pelo governo Flávio Dino, na parceria entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado e a Secretaria de Saúde, constituindo assim a maior rede de saúde da história do Maranhão. Já são 30 unidades no total espalhadas por todo o estado e por todas as regiões, oferecendo atendimento à população”, disse o secretário de Estado da Infraestrutura Clayton Noleto.

Hospital tem 50 leitos que irão aumentar a rede de atendimento na cidade (Foto: Nael Reis)

“Temos outras unidades em construção e estamos trabalhando para fazer entregas ainda neste ano de 2021 e no início do ano de 2022, e a população vai cada vez mais tendo acesso a serviços de qualidade que ajudam a salvar vidas”, completou Noleto.

O secretário de Saúde, Carlos Lula, comentou o trabalho da gestão estadual no aumento da rede hospitalar. “Nossa rede de saúde, até 2014, era muito parecida com a do Amazonas, com Hospital e UTI em apenas uma cidade, que é Manaus. Era muito parecido com a rede que a gente tinha, mas em 2015 a gente mudou isso. Saímos de 3 cidades para 22 cidades com leitos de Unidade Intensiva. Essa grande rede hospitalar que a gente montou, permite que a gente tenha agora saúde regularizada, e isso nos ajudou inclusive na luta contra a pandemia nestes anos”, destacou.

Mais investimentos

Além da entrega do hospital, na solenidade foi inaugurada mais uma etapa do Programa Mais Asfalto, dando seguimento ao serviço de pavimentação de ruas da cidade, e também foi assinada a ordem de serviço para reforma do Estádio Municipal de Pedreiras.