“Região de Saúde Balsas terá total autonomia”, diz Carlos Lula sobre o novo serviço de neurocirurgia

Unidade será referência em neurocirurgia na região (Foto: Divulgação)
Unidade será referência em neurocirurgia na região (Foto: Rogério Sousa)

Com o intuito de avançar na estruturação da alta complexidade na Rede Estadual de Saúde do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), instalou um novo serviço de neurocirurgia, desta vez, no Hospital Regional de Balsas, que atenderá toda a Região Sul do estado.  

Nesta quarta-feira (17), em visita à cidade, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou a importância da expansão da rede. “Com o serviço de neurocirurgia, a Região de Saúde Balsas terá total autonomia em relação às demais regiões do estado. O serviço começa a funcionar no início do mês de dezembro e poderemos oferecer o que há de melhor do ponto de vista hospitalar. Balsas é a oitava cidade do Maranhão a oferecer o serviço de neurocirurgia”, afirmou o secretário Carlos Lula. 

Para o prefeito de Balsas, Erick Silva, a parceria com o Governo do Estado para a implantação do novo serviço de neurocirurgia garante mais benefícios para a população. “Esse serviço é muito necessário para a região, em virtude do grande número de acidentes de trânsito e outros acidentes que de uma maneira geral podem resultar em traumatismo craniano. O centro mais próximo de Balsas para o serviço de neurocirurgia fica a 400km de distância, por isso, nós só temos a agradecer ao secretário Carlos Lula e ao governador Flávio Dino por terem a sensibilidade de perceber a nossa necessidade”, ressalta o prefeito Erick Silva. 

Com o funcionamento do novo serviço, o Hospital Regional de Balsas, unidade referência em atendimentos de alta e média complexidade, será referência para os treze municípios que compõem a Regional de Saúde de Balsas. 

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Giltarlã Araújo, a neurocirurgia era uma demanda histórica da região, assim como o serviço ambulatorial na área de neuro, uma parceria importante entre o Governo do Estado, a prefeitura de Balsas e as outras 12 prefeituras da região. “Isso será um salto de qualidade e de autonomia nos serviços, já que possuímos um Hospital Regional, um Centro de Hemodiálise, um Hemomar é uma Unidade Regional que oferece todo o apoio institucional”, disse Giltarlã Araújo.

Lavradora Márcia Silva Trajano comemora a implantação do serviço de neurocirurgia (Foto: Rogério Sousa)

Os atendimentos começam na primeira semana de dezembro e a população comemora essa importante conquista para a saúde pública na região. “O atendimento no Hospital Regional de Balsas é muito bom, tudo o que não tem no meu município eu encontro aqui e com o início desse novo serviço não precisaremos mais viajar por quilômetros e quilômetros para buscar atendimento”, comemora a lavradora e moradora da cidade de Formosa da Serra Negra, Márcia Silva Trajano, de 29 anos.

A Rede Estadual de Saúde oferece também o serviço de neurocirurgia nos municípios de Grajaú, Presidente Dutra, Caxias, Bacabal, São Luís, Barreirinhas e Santa Inês.