Abertas as inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa aos estudantes da rede estadual de ensino que, até 9 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores (JE) – ação do Departamento de Estado norte-americano, coordenada no Brasil pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América. O JE é voltado para estudantes com espírito empreendedor que, através de iniciativas e ações criativas e inovadoras, tanto de pequeno ou grande porte, gerem benefícios e ajudem a promover o bem-estar social em suas comunidades. 

A inscrição é feita de forma online, no endereço eletrônico: http://www.jovensembaixadores.org.br/. Pode se inscrever qualquer jovem que atenda aos seguintes pré-requisitos: ser brasileiro; ter idade entre 15 e 18 anos durante a duração do programa; estar matriculado no Ensino Médio da rede pública federal, estadual e municipal; ter cursado ou estar cursando pelo menos a 1ª série em 2021; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;  jamais ter viajado aos Estados Unidos; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo (a);  estar,  atualmente, engajado (a) em iniciativa (s) de empreendedorismo e/ou impacto social em sua comunidade por pelo menos 06 meses.

Nessa edição, serão selecionados 50 estudantes de todo o país e os jovens selecionados terão a chance de fazer intercâmbio de 3 semanas nos EUA em julho de 2022, desde que as condições da pandemia da Covid 19, no período, sejam favoráveis ao encontro presencial.

O programa

O Programa Jovens Embaixadores, criado em 2002, é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública. Os jovens devem se destacar em suas respectivas comunidades por atitudes positivas, contar com um bom desempenho acadêmico, além de ter conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.  O Programa tem foco também no desenvolvimento de habilidades para que o estudante possa iniciar planos para sua carreira profissional, buscando oportunidades e que possam pensar em como usar suas habilidades num ambiente em constante transformação. Ao vivenciar a experiência de ser um Jovem Embaixador, o estudante pode ampliar seus horizontes e, além disso, proporcionar estreitamento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Em 2021, o jovem embaixador que representou o estado do Maranhão foi Jédesson Sousa Bandeira, estudante do Centro Educa Mais Antônio Reinaldo Porto, localizado em Passagem Franca. Ele e mais 32 jovens de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal foram selecionados em um universo de 10.119 inscritos. Por conta da pandemia da Covid 19, a edição foi totalmente virtual, contando com a participação de Jovens Embaixadores brasileiros e americanos, que se juntaram para participar de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global. 

Outras informações estão disponíveis no edital disponível no link: http://www.jovensembaixadores.org.br/docs/edital-je-2022.pdf e também junto à Coordenação Estadual: jovensembaixadores.ma@gmail.com.