Governo participa da cerimônia de posse do Conselho Estadual de Educação

Cerimônia de posse do Conselho Estadual de Educação. (Foto: Karlos Geromy)

O governador Flávio Dino participou da posse da nova presidência do Conselho Estadual de Educação (CEE) nesta segunda-feira (22). Foram empossados os professores Soraia Raquel Alves da Silva – que foi reconduzida ao cargo de presidente -, e eleito vice-presidente, o professor Roberto Mauro Rocha, para o biênio 2021-2023. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Leões e contou com presenças de secretários de Estado, professores e autoridades ligadas à educação.

“O conselho é um espaço importantíssimo para organizarmos as legislações e normas da educação, sobretudo, nesse momento de grande desafio que é pandemia, podermos responder, com o Governo do Estado, sobre a necessidade de garantir o direito à educação. Estamos firmes no propósito desta garantia da educação digna e de qualidade, para que possamos dar nossa contribuição no desenvolvimento do Estado a partir da sua organização educacional”, pontuou a representante do Governo na solenidade, Laurinda Pinto.

A presidente empossada, Soraia Raquel Alves da Silva, tem trajetória reconhecida na educação maranhense. Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão, é servidora de carreira da Rede Estadual de Ensino e foi vice-presidente do Conselho no biênio 2017-2019. Desde 2018, Soraia desenvolve a função de Articuladora do CEE-MA, no programa ProBNCC.

“O conselho é um órgão que tem grandes responsabilidades no sistema estadual. Esse momento, consideramos importantíssimo, pois é quando nos colocamos, cada vez mais, em prol da atuação por meio desta instituição, na perspectiva de construir a educação de qualidade para todos. Uma atuação conjunta com os conselheiros, equipe técnica e servidores da educação”, destacou a presidente do CEE, Soraia Raquel.

O Conselho Estadual de Educação define normas que devem ser seguidas no âmbito educacional, fiscaliza instituições e sugere medidas para melhorar a qualidade do ensino. O órgão trabalha em conformidade com as diretrizes e bases nacionais e pela efetivação das políticas públicas para a educação e na tomada de decisões para o segmento. A atuação do CEE auxilia a gestão estadual no aperfeiçoamento das políticas públicas, além de ser um interlocutor entre a sociedade civil organizada e o Governo.