Estímulo à agricultura familiar é destaque nas ações da gestão estadual nos municípios

Ações de incentivo à agricultura familiar impactam a vida de comunidades em todo o estado (Foto: Divulgação)

Entre os dias 26 e 29 de novembro, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) acompanhou a comitiva do Governo do Maranhão nas inaugurações e anúncios de obras em prol da população dos municípios de Tufilândia, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jesus das Selvas, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga, Lago do Junco, Lago Verde e Conceição do Lago-Açu.

Pela SAF foram distribuídas 19,1 toneladas de alimentos, em cestas básicas, do Programa Comida na Mesa; pelo Procaf, foram comercializadas 16,2 toneladas de alimentos; entrega de 31 motores forrageiras, equipamento de grande importância para a alimentação dos animais dos agricultores familiares.

A agenda teve início na última sexta-feira (26) nos municípios de Tufilândia, Alto Alegre do Pindaré e Bom Jesus das Selvas. No total, 19,1 toneladas de alimentos do Programa Comida na Mesa foram entregues à população dos três municípios. O governador Flávio Dino realizou a inauguração de escolas e de uma nova unidade do IEMA, além da entrega de kits esportivos, de uma ambulância e de bloquetes de cimento para a melhoria da infraestrutura das ruas dessas cidades.

No sábado (27), foi a vez de Trizidela do Vale e São Luís Gonzaga do Maranhão, que receberam muitos benefícios. Em Trizidela do Vale, além da entrega de 6,4 toneladas de alimentos do Procaf e de 5 motores forrageiras pela SAF, o Governo do Maranhão e a prefeitura municipal assinaram a ordem de serviço para a recuperação da estrada que liga o município a São Luiz Gonzaga, um sonho antigo da população da região. Também foram destinadas ao município 4,5 toneladas de sementes de milho, feijão e arroz.

“Temos importantes obras já executadas aqui, desde a pavimentação de ruas. Agora, inclusive, entregamos mais de R$ 1 milhão em pavimentação de ruas. Estamos com as obras do hospital em andamento, a obra da Prefeitura já em andamento. Assumimos, hoje, o compromisso do Restaurante Popular, da nova escola de São Luís Gonzaga e, sobretudo, essa estrada para a integração regional, uma estrada importante para o progresso das pessoas e para agricultura familiar, que vai gerar empregos e beneficiar toda a Região do Mearim”, disse o governador.

Dr. Júnior, prefeito de São Luís Gonzaga do Maranhão, destacou a importância dessas obras para o desenvolvimento da região. “A pavimentação da MA-247 é um sonho de décadas que, entre outros benefícios, propiciará o fortalecimento do comércio, economia e escoamento da produção na região. A estrada que liga São Luís Gonzaga e Trizidela do Vale se soma a outros sonhos que estão sendo realizados na cidade como a reforma da sede da Prefeitura e a construção do hospital municipal”, destacou.

Pela SAF, São Luís Gonzaga foi contemplada ainda com entrega de 4,8 toneladas de alimentos do Procaf e 14 motores forrageira. A distribuição de 1,8 toneladas de sementes de milho, feijão e arroz e 200 capacetes para motociclistas completou o pacote de benefícios para o município.

No domingo (28), o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, esteve no município de Lago do Junco realizando entregas e vistoria de obras.

“Estamos aqui em Lago do Junco, trazendo o Programa Comida na Mesa, na sua versão de distribuição de pescados para a população mais carente. Além disso, realizamos visitas nas instalações da Cooperativa de beneficiamento do babaçu, a Coppalj, e visitamos a fábrica de sabonete, no povoado Ludovico”, explicou, o secretário.

O encerramento das entregas ocorreu na segunda-feira (29), nos municípios de Lago Verde e Conceição do Lago-Açu. Em Lago Verde, a comitiva participou das comemorações de 60 anos do município. Foram entregues 9 toneladas de alimentos adquiridos pelo Procaf e 5 motores forrageiras; houve também a assinatura de ordens de serviço para obras como as da reforma do hospital municipal, da construção do portal da cidade, da reforma do mercado municipal e da manutenção do escritório da Aged.

Conceição do Lago Açu recebeu obras de pavimentação asfáltica; blocos de concreto para calçamento de ruas; kits esportivos; 40 motores de canoa para pesca artesanal; e foi anunciada a construção de uma Praça da Família na cidade.