Premiação do Selo Sisan 2021/2024. (Foto: Divulgação)

Na terça-feira (30), aconteceu a premiação da Primeira Edição do Selo Sisan 2021/2024, no Espaço Orienta, no bairro Renascença, em São Luís. O Selo é uma ação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), através da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SASAN). O objetivo é incentivar os municípios a mudanças positivas em relação ao fortalecimento e organização da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. 46 municípios foram premiados.

Presente a solenidade, a subsecretária da Sedes, Larissa Abdalla Britto, destacou como a Segurança Alimentar e Nutricional é importante e valorizada pelo Governo do Estado. 

“No Maranhão, a política de Segurança Alimentar e Nutricional é prioridade para o governador Flávio Dino. Não é atoa que temos a maior rede de Restaurantes Populares do Brasil, com 61 unidades, além das novas inaugurações de Restaurantes Populares que estão por vir, como em Cururupu. Quem tem fome tem pressa, por isso, temos o menor custo por refeição, sendo R$ 1,00 real no almoço e R$ 1,00 real no jantar. São muitas ações realizadas para melhorar a qualidade de vida no Estado. Ao longo da pandemia também tivemos as distribuições de cestas básicas para as famílias em vulnerabilidade social”, relatou Larissa Abdalla.

Entre as ferramentas para combater a fome no Estado, foram destacados os programas sociais como o PAA Leite, Restaurante Popular, Cresan e Cozinha Comunitária, que beneficiam milhares de maranhenses através da alimentação balanceada com custo acessível e incentivo a produção local. Destaque também para o Banco de Alimentos com doação de alimentos para mais de 70 instituições. A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea), Concita da Pindoba, enfatizou a importância da premiação.

“Esta premiação é importante para que os municípios possam compreender que precisam se organizar para a prática da política de Segurança Alimentar, para que eles consigam combater a fome e a desnutrição nos seus municípios”, disse Concita da Pindoba.

Premiação do Selo Sisan 2021/2024. (Foto: Divulgação)

Em 2015, no Maranhão eram 11 municípios inscritos no Selo Sisan, hoje são 76 municípios que implantam políticas de Segurança Alimentar no Estado. Na premiação, dos 69 inscritos, 25 municípios foram premiados com placa e notebook, como forma de estimular e fortalecer as ações dos municípios que atingiram nota acima da mínima.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que representou os demais prefeitos na premiação, destacou a importância da parceria. “Reforço a importância da parceria entre estado e município nesta importante política de Segurança Alimentar. Precisamos estar unidos para levar melhorias para as nossas cidades”, disse.

O prefeito de Codó, Dr. José Francisco Lima Neres, agradeceu ao governador Flavio Dino e ao secretário Márcio Honaiser pelo trabalho de políticas públicas em Segurança Alimentar. 

“Quero parabenizar ao governador Flávio Dino e ao secretário Márcio Honaiser pelo grande empenho no combate à pobreza no Maranhão. Parabéns a todos nós que temos o objetivo de melhorar o dia a dia do povo maranhense, estamos no caminho certo, ajudando as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse José Neres.

Para o prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, a premiação foi um momento para discutir estratégias de combate à fome. 

“Estamos aqui na capital, nesta premiação que também serve para discutir formas de erradicar a fome no nosso estado. Fico feliz em receber este prêmio porque o nosso município foi um dos que mais pontuou. Tanto o município como o estado estão focados em ajudar quem mais precisa. Quero agradecer ao governador Flavio Dino e ao secretário Márcio Honaiser que sempre nos incentiva, ajuda e orienta”, disse Carlinhos Barros.