A Secretaria Extraordinário de Estado da Juventude (Seejuv) realizará, nesta quinta-feira (2), no auditório do Edifício João Goulart, às 8h, o lançamento e Assinatura do Termo de Adesão do Maranhão à co.liga, uma escola virtual de economia criativa e um espaço de fortalecimento de redes, com o objetivo de conectar juventudes, profissionais e empresas.

A co.liga tem como proposta ser uma escola virtual de economia criativa, com acesso gratuito, oferecendo formação e inclusão produtiva de jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Por iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) com a Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Conselho Nacional da Juventude e Secretaria de Estado da Juventude do Maranhão, serão oferecidos cursos gratuitos em áreas como Design, Artes Visuais e Música, com foco em jovens das classes C, D e E. 

A escola atua nos eixos de educação, trabalho e comunidade, oferecendo conteúdo educacional desenvolvido por profissionais do mercado; mentores para apoiar a formação dos estudantes; oportunidades de trabalho oferecidas por empresas; e uma comunidade de ‘co.legas’ para trocar ideias e manter-se ‘co.ligado’.

Inicialmente são oferecidos 37 cursos livres de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa (patrimônio, música, multimídia, design e artes visuais) e temas transversais que dão suporte à trajetória dos jovens, como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais. Entre as opções segmentais, estão desde fotografia, design para web e roteiro audiovisual até turismo para cidades criativas, passando por produção musical, produção de infográficos e muitos outros. Todos os cursos são on-line e gratuitos, cada estudante escolhe sua trajetória e acessa quando e onde puder, por celular ou computador.

Para fazer parte da comunidade virtual da co.liga é só se inscrever no site coliga.digital e acessar os cursos disponíveis. Os alunos receberão certificados com carga horária e data de conclusão do curso para serem publicados no seu perfil na rede co.ligados.  

SERVIÇO
O quê: Assinatura do Termo de Adesão ao co.Liga.
Quando: Nesta quinta-feira (2), às 8h.
Onde: Auditório do Edifício João Goulart, Av. Pedro II, no Centro.