
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realiza nos dias 2 e 3 de dezembro o I Encontro de Práticas Restaurativas na Socioeducação do Maranhão. O encontro será realizado de forma híbrida (virtual e presencial), no Centro Educacional São José Operário, localizado no bairro Cidade Operária. As inscrições devem ser realizadas através do formulário disponibilizado no site: esma.funac.ma.gov.br.
O encontro contará com mesas redondas, palestras, apresentação de experiências exitosas no uso das práticas restaurativas, além de apresentações culturais com os adolescentes dos centros socioeducativos da Funac.
Durante o evento acontecerá o lançamento do Selo de Práticas Restaurativas. O selo é simbólico e representará uma premiação que identificará os Centros Socioeducativos que adotam práticas restaurativas no que se refere ao trabalho realizado. O Selo será direcionado aos Centros que cumpram os critérios para sua aquisição.
As práticas restaurativas são diferentes ferramentas que possibilitam um espaço de diálogo e contribuem de forma efetiva para a reparação de danos, restauração de vínculos, promoção de responsabilizações e permitem a integração e pacificação comunitária.
PROGRAMAÇÃO
Dia 02/12/21 (Virtual)
Manhã
8h – Acolhida: Equipe do São Cristóvão- Apresentação Cultural: Centro Socioeducativo Sítio Nova Vida
8h30- Mesa Institucional
9h15- Mesa e Conferência de Abertura: Os desafios das práticas Restaurativas na Socioeducação
Profa. Ms. Glória Cristina de Souza Cardoso- Pedagoga, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Educação pela Universidade de Maringá, atua e coordena projetos de aplicação de Justiça Restaurativa com metodologia de Círculos de Paz e transformação de Conflitos na educação e nas medidas socioeducativas.
Prof. Hildebrando Alves de Brito Júnior- Advogado pela Universidade Federal do Maranhão, mestrando em Educação pela UNB, Advogado do Centro Socioeducativo da Região Tocantina.
10h20 – Encerramento
Tarde
14h- Mesa: A disciplina na perspectiva das Práticas Restaurativas (presencial)Alexsandro Farias – Coordenador Geral de Segurança Socioeducativa da Grande Ilha- FUNAC- Alexandrina Abreu- Assistente Social, Técnica de Referência em Práticas Restaurativas- CPSE/FUNAC
15h- Intervalo
15h15- Apresentação das Experiências Exitosas no uso das Práticas Restaurativas pelos Centros Socioeducativos, Centro Socioeducativo do São Luís- Vinhais, Centro Socioeducativo Florescer, Centro Socioeducativo da Região Tocantina17h- Encerramento do dia: Equipe do Centro Socioeducativo de Timon19h- Passeio Cultural
Dia 03/12/21 (Presencial)
Manhã
8h- Acolhida: Centro Socioeducativo Imperatriz8h15- Apresentação Cultural: Centro Socioeducativo Florescer8h30- Mesa: Abordagem das Metodologias Processos Circulares da Kay Prannys e Sequência Contínua do Institucional Internacional de Práticas Restaurativas- Palestrante: Elizabeth Maria de Farias Ramos – Assistente Social, Especialista em Terapia Comunitária, Facilitadora e formadora licenciada em Praticas Restaurativas pelo Instituto Internacional de Práticas Restaurativas.
9h30 – Início das Oficinas
Oficina 1: Realização de um círculo para planejar atividades para prevenir situações de conflitos fazendo uso da metodologia dos processos circulares
Oficina 2: Realização de um círculo para a construção do PIA fazendo uso dos processos circulares
Oficina 3: Realização de um círculo de resolução de conflito utilizando a abordagem da Sequência Contínua
Oficina 4: Realização de uma Reunião familiar utilizando a abordagem da sequência contínua
10h40–Lanche
10h45- Continuação dos Trabalhos de Grupos
12h30- Almoço
Tarde
14h– Continuação das Oficinas
16h- Intervalo
17h- Apresentação Final
18h– Encerramento: Mesa Institucional (Lançamento do Selo de Praticas Restaurativas)