Em São Luís, nova creche em tempo integral da Liberdade iniciou atividades presenciais

Acolhida a crianças e familiares foi realizada na Creche da Liberdade (Foto: Divulgação)

A primeira creche de tempo integral de São Luís, localizada na Avenida Jackson Lago, no bairro Liberdade, iniciou suas atividades presenciais com as crianças na quarta-feira (24). O prédio é mais uma ação que integra o plano de urbanização para a área do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Rio Anil, executado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Com área total de 574 metros quadrados, no momento, a creche beneficia aproximadamente 75 crianças no ensino da pré-escola. O prédio possui quatro salas, refeitório, área de lazer, fraldário, solário, lactário, depósito, higienização, sala de professores, administração, banheiros, parquinho, almoxarifado, copa, cozinha, rouparia, lavanderia, vestiários, área de jardim, despensa, lixeira coletiva, varanda, e central de gás.

“Essa obra é emblemática, a primeira creche em tempo integral da rede estadual do Maranhão. Na Liberdade já temos uma escola de ensino, a Policlínica do Idoso, o Batalhão Tiradentes, praças, pista de skate, uma quadra. Além dos equipamentos públicos, de importância para a sociedade, temos também as obras de urbanização, uma área muito bonita e que assegura cidadania às pessoas da Liberdade e região”, declarou o secretário Márcio Jerry.

A gestora da Creche da Liberdade, Márcia Porto, destacou a alegria da equipe, dos pais e das crianças pelo início das atividades presenciais. “Estávamos com grande expectativa em receber as crianças, que são o centro da nossa instituição. É um sentimento de grande felicidade, mas vamos precisar avaliar esses primeiros dias, ver o que precisamos melhorar”, disse.

Márcia Porto ressaltou o processo de preparação da equipe da creche para acolher as crianças e suas famílias. “O que a gente planejou é adequado às crianças. Ficamos muito tempo imersos em informação e acolhemos todos os nossos profissionais para que eles se sentissem preparados para esse momento. Já ofertamos nosso primeiro lanche, com alimentação balanceada e adequada a cada faixa etária e eles receberam muito bem. Estamos com todos os protocolos adequados de higiene e cuidados, as famílias nos encontram aqui nos corredores e falam da satisfação de estarem aqui. A gente se sente com o dever cumprido, mas com pensamento de buscar a excelência, porque a comunidade da Liberdade merece um serviço de qualidade”, afirmou.

A gestora da creche também lembrou a importância e atenção que o Governo do Estado do Maranhão e a Secid dão à instituição. “Foi uma decisão muito assertiva, de muita responsabilidade e muito cuidado quando o governo pensou nessa instituição. Agradeço a Secid, responsável pela construção do prédio, e à Secretaria de Estado da Educação que dá aporte pedagógico e todas as orientações. Nos sentimos muito atendidos pelo Governo do Estado, porque se não fosse esse cuidado e essa responsabilidade, não estaríamos aqui desenvolvendo um trabalho dessa natureza”, concluiu Márcia Porto.

Mais obras

Ao lado da creche, a Secid concluiu uma quadra poliesportiva. Também estão sendo construídas uma pista de skate e a delegacia. As obras visam garantir mais qualidade de vida a mais de 10 mil famílias que vivem nessa região que abrange, além da Liberdade, os bairros Fé em Deus, Alemanha e Camboa.

Como parte do pacote de obras nessa área, já foi entregue a Policlínica do Idoso e uma Escola Digna com 12 salas e quadra poliesportiva para atender as comunidades. Toda a área no entorno dessas construções foi urbanizada com pavimentação, feita com blocos de concreto, para garantir melhoria do acesso e mobilidade. Além de implantação de drenagem pluvial profunda e superficial.