Governo do Estado entrega Sistema de Abastecimento de Água na Zona Rural de São Luís

Governo do Estado entrega Sistema de Abastecimento de Água no Cajueiro, zona rural de São Luís. (Foto: Divulgação)

No sábado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), entregou o Sistema de Abastecimento de Água (SSAA) no Cajueiro, zona rural de São Luís. O poço foi construído no povoado Alto do Egito e beneficiará cerca 600 famílias que estavam há décadas com problema de falta d’água.

O secretário titular da Sedes, Márcio Honaiser, disse que a entrega dos poços continuará em todo o Estado.

“Estamos hoje aqui, na comunidade do Cajueiro, entregando o Sistema de Abastecimento de Água que é importante; afinal, água é vida. Essa comunidade é muito carente, não tinha água potável, e hoje recebe o poço do Governo do Estado através da Sedes. Estou muito satisfeito e feliz, pois a gente sabe a importância de ter água em casa. Até o final do ano, vamos entregar dezenas de poços, levar água para as comunidades, junto com tantos outros programas para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse o secretário.

Os sistemas simplificados implantados pelo Governo do Estado incluem poço artesiano, reservatório de água com estrutura de concreto, caixa d’água, redes de distribuição principal e secundárias, além de ligações domiciliares. O programa beneficia principalmente as comunidades rurais e põe fim ao penoso sacrifício que muitos moradores enfrentavam carregando água em longas distâncias.

Moradora há 13 anos do povoado Egito, no Cajueiro, Léa Domingas Gomes Dias conta que se deslocava para outro povoado em busca de água. O grande esforço físico acabou lhe trazendo problema de saúde. “A chegada do poço é bom para a comunidade. Antes, tínhamos que ir longe para buscar água. Eu já não aguentava mais, pois estou com problema na coluna. Agora fico feliz que toda a comunidade tenha água” disse.

Para o aposentado e morador do Cajueiro há 35 anos, Antônio do Carmo Gomes conta que a falta d’água impedia de manter as plantações. “O poço vem beneficiar não somente a mim, mas a todos da região, pois ninguém tinha água. Sem água não tinha como molhar nossas plantas, que morriam, principalmente no verão. Estou há 30 anos sem água. Era escasso demais e sem água a gente não sobrevive”, enfatizou.

O presidente da União dos Moradores do Cajueiro, Davi de Jesus Sá, ressalta que o poço beneficiará 600 famílias da comunidade. “Em nome da comunidade do Cajueiro, quero agradecer ao secretário Márcio Honaiser por trazer esse benefício que tanto esperávamos e que irá beneficiar cerca de 600 famílias. Para mim, é uma honra vivenciar esse sonho do Cajueiro”, disse.

A moradora da rua do Egito, Maria do Rosário Mota Alves, conta a sua felicidade em ter água em casa após 20 anos vivendo no Cajueiro com a escassez de água. “Esse poço é uma conquista muito grande para nós do Cajueiro. Nós não tínhamos água, aqui era muito difícil para conseguir. A chegada da água é uma gratificação para a gente”, disse.

O vereador Raimundo Penha, que acompanhou a entrega, ressaltou que continuará lutando para que os benefícios sempre cheguem no Cajueiro. “Só quem vai entender e dar valor a esse momento é quem estava sem água e hoje vai ter água em casa. Só quem carregou balde de água na cabeça para dar valor a entrega deste poço. Meus agradecimentos ao Márcio Honaiser e entre tantas ações mostramos que os moradores do Cajueiro não ficarão esquecidos”, relatou.