A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) iniciou, nesta quarta-feira (2), uma série de ações alusivas à Campanha Dezembro Vermelho. A iniciativa é fruto da parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Lira e será realizada até o dia 16 de dezembro na sede da Funac e nos Centros Socioeducativos.

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Durante a ação serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B, além da realização de uma roda de conversa sobre a temática. Haverá ainda orientações sobre prevenção e distribuição de preservativos.

Programação

2 de dezembro, 8h às 12h, NAI
3 de dezembro, 14h às 18h, Centro Socioeducativo Florescer
6 de dezembro, 14h às 18h, Centro de Juventude Sítio Nova Vida
10 de dezembro, 14h às 18h, na sede da FUNAC
13 de dezembro, 14h às 18h, Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar
14 de dezembro, 8h às 12h, Centro de Internação do Vinhais
15 de dezembro, das 8h às 12h, Canaã
16 de dezembro, das 8h às 12h, Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão