Sedes lança plataforma de monitoramento da Política de Assistência Social

Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser.

Nesta segunda-feira (29) aconteceu o lançamento do Sistema Informatizado de Monitoramento da Política de Assistência Social (SIMPAS). A plataforma é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), que foi criada para funcionar como mais um mecanismo de fortalecimento da política de assistência social para atender as demandas dos municípios e as pessoas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o secretário da Sedes, Márcio Honaiser, a plataforma de monitoramento irá fazer o planejamento da Política de Assistência Social por meio da análise de dados sobre a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios.

“Por meio do sistema será possível fazer correções para a melhoria na oferta dos benefícios, que são realizados pelos municípios e pelo Estado. O objetivo dessa plataforma é para nos ajudar a fazer uma boa política de planejamento da assistência social, para analisar os dados, os números de forma automática e assim ter mais assertividade e atuar da melhor forma”, informou o secretário.

Com a plataforma é possível adquirir conhecimento aprofundado sobre a realidade municipal e estadual, fazendo a identificação das situações de vulnerabilidade, riscos e violações de direitos que ocorrem nos territórios maranhenses.

Todos os municípios terão acesso ao sistema para colocar as informações que serão fundamentais para contribuir com o um melhor planejamento. Para participar da plataforma, os municípios deverão preencher os formulários no sistema, que passarão por análise, e posteriormente, receberão as orientações necessárias para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

Antes do lançamento foi realizada a fase de teste e treinamento sobre o acesso ao sistema com 20 municípios, sendo eles, Raposa, São José de Ribamar, São Luís, Paço do Lumiar, Timbiras, Coroatá, São Roberto, Itaipava do Grajaú, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Morros, Matões do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, Bacurituba, Cajari, Cajapió e Olinda Nova do Maranhão.