A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, realizou nesta quinta-feira (2) a capacitação dos agentes de informação turística dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) de Barreirinhas e dos prestadores de serviços das travessias das balsas para os passeios dos Lençóis Maranhenses.
“O investimento na qualificação de profissionais que atuam no turismo faz parte da estratégia do Governo do Maranhão para fomentar o setor, juntamente com o investimento em infraestrutura nos municípios“, reforça o secretário de Turismo, Catulé Junior.
Durante a capacitação foram repassadas orientações sobre a importância do Centro do Atendimento ao Turista (CAT), a postura profissional, linguagem assertiva no atendimento, questionário de visita e as principais informações que deverão ser repassadas aos visitantes. Com duração de 4h cada, os cursos de “Informações Turísticas” e “Qualidade no atendimento ao Turista”, foram realizados com material de apoio, ao final dos cursos os profissionais receberam a certificação.
Karen Horney atende turistas estrangeiros, idosos, estudantes, casais e famílias no CAT de Barreirinhas. A profissional garante que as capacitações são extremamente importantes para o trabalho no dia a dia. “Trabalho há 3 anos com turismo, e procuro me reciclar sempre, pois o turista que chega na cidade não pode ficar perdido, e nós guias estamos aqui para orientá-los, indicando locais credenciados e seguros”, explica.
A segurança também é um fator fundamental para quem quer explorar o destino acompanhado por um guia de turismo. De acordo com o Thais Silva que trabalha na travessia da balsa há 5 meses, o turista que chega em Barreirinhas vem com altas expectativas. “Acho importante a qualificação para nós que recebemos os turistas diariamente, pois assim, conseguiremos repassar as informações corretas e com clareza”, explica Thais Silva.
O superintendente de Turismo dos Lençóis e Delta, Júnior Mota, afirma que as qualificações tem como objetivo a valorização e o fomento do turismo, utilizando informações turísticas para os viajantes que visitam o Estado nesta retomada gradativa do turismo. Ele também faz uma alerta: “Exija empresas, equipamentos turísticos e profissionais cadastrados no Cadastur”, afirma Mota.
Centro de Atendimento ao Turista
O Governo do Estado, por meio da Setur, já inaugurou 13 CATs, que estão localizados no Aeroporto de São Luís (2), Rodoviária de São Luís (1), no Espigão (1), no Ceprama (1), Centro Histórico (1) e nas cidades de Raposa (1), São José de Ribamar (2), Cujupe (1), no Aeroporto de Imperatriz (1), Barreirinhas (1) e Tutóia (1).