Governo do Estado firma parcerias que garantem cursos profissionalizantes para a juventude do Maranhão

A Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) assinou, nesta quinta-feira (2), o Termo de Adesão ao Co.liga, no auditório do Edifício João Goulart, juntamente com o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão, e gestores municipais de Juventudes do Estado do Maranhão.

A Co.liga é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria com o Conselho Nacional da Juventude e Secretaria de Estado da Juventude do Maranhão. Ela tem como proposta ser uma escola virtual de economia criativa, com acesso gratuito, oferecendo formação e inclusão produtiva de jovens em vulnerabilidade social ao mercado de trabalho.

O presidente nacional do Conselho de Estado da Juventude, Marcus Barão, enfatizou as oportunidades e benefícios oferecidos pela Co.liga para as juventudes.

“Eu estou muito feliz em estar aqui no Maranhão, junto da Secretaria de Estado da Juventude. A Co.liga é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho com a Organização de Estado Ibero-americanos (OEI), em parceria com o Conselho Nacional de Juventude, que tem oferecido 37 cursos de qualificação profissional para jovens de todo Brasil, incluindo o Maranhão. Os cursos oferecidos são para jovens que atuam na área da moda, design, produção de conteúdo para festivais e eventos, para que possam ter oportunidades de se inserirem produtivamente e economicamente no mercado de trabalho” falou Presidente do Conselho.

Na oportunidade foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Juventude e o Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Hospitalidade, Lazer, Ócio e Criatividade, vinculado ao Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, doravante chamado de HOLOC para o desenvolvimento de um plano de qualificação profissional para o ano de 2022, operacionalizado a partir do Projeto Núcleo de Qualificação em Turismo (NUQUAT).

O coordenador do Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Hospitalidade, Lazer, Ócio e Criatividade, vinculado ao Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, Cairo Cézar, falou do prazer em estar compartilhando o projeto tão interessante voltado para a pauta de qualificação profissional. 

“É um prazer poder estar nesse evento compartilhando um projeto tão interessante da universidade federal do Maranhão voltado para pauta da qualificação profissional, esse termo de cooperação técnica vai favorecer que a gente oportunize a qualificação de 600 jovens em 2022, e a gente fica muito feliz com essa contrapartida da Secretaria de Estado da Juventude na pessoa da Secretária Tatiana Pereira por quê a gente sabe que a qualificação profissional gera dignidade, gera renda e gera emprego, oportunizando uma melhor qualidade de vida para os jovens maranhenses” falou Coordenador.

A Seejuv também aproveitou o momento para firmar uma importante parceria com o Banco do Nordeste, mobilizando a juventude a tomar conhecimento do Crediamigo, para que os jovens busquem conseguir financiamento em seus investimentos. Dando continuidade, divulgou a Campanha Nacional pelo Direito às Educação, que tem como objetivo coletar e qualificar dados da Amazônia, Amapá e Maranhão para fomentar a participação e organização dos estudantes na gestão democrática das escolas.

O coordenador da Unidade do Crediamigo região Cohab, Rômulo Otávio, destacou os benefícios que a juventude do estado terá a partir da adesão ao Crediamigo. 

“A parceria com a Secretaria de Estado da Juventude é importantíssima. Através do Crediamigo, esses jovens têm acesso a uma linha de crédito para que consigam colocar em prática tudo aquilo que eles têm desenvolvido. Teoricamente vão poder fomentar suas atividades, levar desenvolvimento, crescimento. Nós sabemos que o maior desafio hoje em dia é o acesso das pessoas a essa linha de crédito, então o Crediamigo do Banco do Nordeste estará totalmente disponível e acessível a todos esses jovens, para que eles consigam empreender e crescer cada vez mais” disse o coordenador.

A coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, ressaltou a importância da gestão democrática nas escolas ouvindo as juventudes de todo o estado e como está sendo desenvolvida essa participação.

“A campanha é uma das maiores redes da sociedade civil no mundo que defende o direito à educação, e a gente está aqui no Maranhão fazendo um projeto sobre participação e gestão democrática nas escolas, ouvindo e dialogando com as juventudes de todo o estado para que possamos entender como a participação se dá no nível das escolas nas decisões, quais são os grêmios estudantis que existem, quais são os coletivos, como esses estudantes são e estão dentro das suas escolas, e essa iniciativa é importantíssima em parceria com o Governo do Estado”, disse a coordenadora.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, enfatizou a importância da participação de todos que ajudam a construir as políticas de juventude dentro destes espaços.

“A agenda de hoje foi fundamental porque trouxe para o Maranhão importantes iniciativas como a Co.liga. A Campanha pela Educação, além de hoje firmar parceria com a UFMA com cursos profissionalizantes e com o Banco do Nordeste, sendo assim estratégica para Maranhão porque ela consegue unificar várias agendas e fortalecer inclusive o papel social da política de Juventude do Maranhão. Obrigada a todos e todas que ajudaram e ajudam a construir esses  momentos”, falou a secretária.