Governo capacita prefeituras maranhenses para excelência em gestão de recursos da União

Foram capacitados gestores de municípios com população de 15 a 50 mil habitantes. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap), através do programa Promunicípios, promoveu ao longo desta semana mais uma rodada de oficinas de capacitação no Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) para os municípios maranhenses. Nesta etapa foram capacitados os municípios com população de 15 a 50 mil habitantes.

As oficinas foram realizadas com o apoio da Escola de Governo do Estado do Maranhão (EGMA) e contaram com a participação das Prefeituras de Colinas, Pindaré-Mirim, Governador Edison Lobão, Tuntum, Davinópolis, Santo Amaro do Maranhão, Santa Luzia do Paruá e Belágua.

Para o secretário da Secap, Ricardo Barbosa, a iniciativa objetiva melhorar as práticas de gestão em todos os municípios. “Estas capacitações promovidas pela Secap melhoram os processos gerenciais relacionados com as transferências e execução de recursos nas suas políticas públicas em cada município e a ideia é que possamos levar esse modelo a todas as cidades do estado”, explicou.

“Com esta rodada de capacitações, cumprimos o compromisso de difundir os fundamentos do novo Modelo de Excelência em Gestão para as municipalidades que farão a adesão a esse novo sistema, beneficiando indiretamente todos os usuários e cidadãos alcançados pelas políticas públicas locais”, explicou o coordenador do Programa Promunicípios, José Antônio.

Sobre o MEG-Tr

O Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) tem o objetivo de auxiliar os municípios e órgãos que operam transferências da União, melhorando desde a organização até a modernização da gestão e da maximização dos níveis de eficiência na aplicação dos recursos. O MEG-Tr é formado por sete partes integradas: governança, estratégias e planos, sustentabilidade, capital intelectual, compromisso com as partes interessadas, orientação por processos e geração de valor público.