Governo do Maranhão inaugura Centro da Pessoa Idosa, neste sábado

Governo do Maranhão inaugura Casa da Pessoa Idosa, neste sábado. (Foto: Divulgação)

Será inaugurado neste sábado (4), em Imperatriz, o Centro da Pessoa Idosa, que irá promover o acesso a serviços, programas e benefícios socioassistenciais e de saúde, de forma integrada e complementar, à população idosa dos diversos municípios que compõem a Região Tocantina. 

Considerando as finalidades e objetivos dos serviços socioassistenciais e de saúde que serão prestados no Centro da Pessoa Idosa, de âmbito regional, caberá a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da EMESERH, a gestão compartilhada das ofertas e cuidados realizados no Centro. 

O Centro da Pessoa Idosa se constitui na porta de entrada para a inserção da pessoa idosa, que vive situações de vulnerabilidade decorrentes do ciclo de vida, das fragilidades dos vínculos familiares e comunitários, das condições socioeconômicas e do frágil ou nulo acesso a serviços das políticas públicas, contribuindo com a melhoria da sua qualidade de vida, com o fortalecimento da autoestima, da saúde física e mental, estimulo à autonomia, evitando, assim, o isolamento social, a depressão e a exclusão social bem como o retardando no aparecimento de doenças limitantes. 

O público do Centro são pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, sem limitações funcionais e sem comprometimentos cognitivo e mental. O Centro ofertará atividades e atendimentos diários para até 100 idosos, das 8h às 18h, distribuídos em 2 turnos.