Governo investe em mais uma unidade de saúde na Região Tocantina

O Governo do Estado está investindo em uma nova unidade de saúde na Região Tocantina. Nesta sexta-feira (3), o vice-governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, vistoriaram as obras do Hospital Regional de Açailândia. A unidade contará com 60 leitos, sendo 50 clínicos e 10 de UTI, beneficiando os municípios da Região Tocantina com assistência em Cirurgia Geral, Ortopedia e Neurocirurgia. 

“Trata-se de um empreendimento que irá proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas de Açailândia e municípios vizinhos. A unidade será o início de uma nova história para a cidade, que junto a outros equipamentos, somará ao que temos feito nas áreas da saúde, educação e também a infraestrutura”, disse Carlos Brandão.  

“A obra é fruto da união de esforços entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Açailândia. A unidade vai funcionar a partir da ampliação de uma UPA Municipal, ao lado do posto da SAMU. O hospital terá condições de atender demandas de urgência e emergência da região”, completou o secretário Carlos Lula.  

Depois de pronto, o hospital funcionará em um espaço próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Açailândia, administrada pela prefeitura municipal. Assim que concluídas as obras, o equipamento passará a integrar a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).  

Entre os serviços que serão ofertados na unidade estão especialidades como Clínica Médica, Ortopedia, bem como Cirurgia Geral e Neurocirurgia. Também deverão ser ofertados Exames de Apoio Diagnóstico em Tomografia, Ultrassonografia (USG), Endoscopia, Análises Clínicas, Eletrocardiograma (ECG) e Raios-X, além de ambulatório para demandas de Ortopedia, Cirurgia Geral e Cardiologia com risco cirúrgico.  

A previsão é que o Hospital Regional de Açailândia seja entregue no primeiro semestre de 2022. A obra de reforma e ampliação da estrutura atual está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov).  

O prefeito de Açailândia, Aluísio Silva Sousa, destacou as futuras instalações do hospital regional como parte fundamental dentro dos investimentos já realizados pelo Governo na cidade e região. “Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino. A unidade é fruto de diversas tratativas, de pedidos feitos pela prefeitura e que hoje começam a se tornar realidade”, compartilhou.  

O aposentado Francisco Silva, de 76 anos, comemorou o anúncio da unidade. “Fiquei feliz de saber que agora teremos um hospital. Melhor ainda porque será em frente a minha casa e eu não vou precisar ir para longe”, disse.  

Acompanharam a comitiva do estado a deputada estadual, Daniela Tema; o ex-prefeito de Imperatriz e presidente da GASMAR, Sebastião Madeira; o diretor do Detran-MA, Francisco Nagib; e o deputado estadual, Antônio Pereira.  

Além do hospital, a comitiva do Governo acompanhou as ações do Programa Saúde na Praça e vistoriou as obras do Centro Educacional Mary Dalva Castro Rocha, unidade escolar que integra a rede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).