Governo realiza sonho de décadas de moradores do Sítio Tamancão com a construção da ponte que liga a comunidade

Secretário Felipe Camarão durante a entrega da ponte no Sítio Tamancão (Foto: Lauro Vasconcelos)

“Antigamente, a maré enchia, as tábuas iam para dentro do mangue e os homens tinham que ir buscar para amarrar para a gente conseguir passar para o outro lado. Assim que era nossa vida. A gente tinha que passar com nossos filhos no pescoço para atravessar para o outro lado. Agora o sonho da gente foi realizado, uma ponte nova, para todo mundo que vai e vem”. O depoimento é de Dacinilde Ribeiro, moradora há 43 anos do Sítio Tamancão, ao descrever como era a realidade dos moradores do bairro, antes. Mas hoje, essa realidade ficou para trás. O Governo do Maranhão entregou, neste sábado (4), a Ponte do Sítio Tamancão, desejo de décadas da comunidade.

A ponte recebeu o nome de Antônio José Serra, um dos primeiros moradores que chegou à região, ainda em meados dos anos 30. A ponte integra um conjunto de obras realizadas pelo Governo do Maranhão no Sítio Tamancão, que incluem desde a reconstrução de um casarão em ruinas para transformá-lo em uma unidade plena do IEMA, até o abastecimento de água da região, que por cerca de 50 anos os moradores sofreram com a dificuldade em ter água em suas torneiras. Para execução da obra, o Estado investiu mais de R$ 1,7 milhão.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que esteve neste sábado no Sítio Tamancão para comemorar com a comunidade, explicou que o programa Escola Digna não se preocupa somente em levar dignidade por meio de prédios escolares, mas vai muito além disso, investindo na melhoria da vida das comunidades de todo o entorno.

“Aqui no Sítio Tamancão, além da reconstrução do prédio que era uma ruína e se transformou em um IEMA; trouxemos uma pracinha para as crianças brincarem; trouxemos água para a comunidade, que há 50 anos lutava para ter em suas torneiras e, hoje, realizamos mais um sonho, com a entrega desta ponte, garantindo um direito fundamental para todos os moradores daqui, que é o direito de ir e vir. Portanto, foram diversos direitos fundamentais que o governador Flávio Dino assegurou para essa comunidade, que por décadas vinha lutando”, declarou o secretário.

Ponte era um sonho antigo da comunidade e que agora se tornou realidade (Foto: Lauro Vasconcelos)

A obra elevou a estima da comunidade, como conta moradores que nasceram, cresceram e fizeram sua vida no Sítio Tamancão, como é o caso de David Ferreira. “A comunidade está se sentindo muito feliz com mais essa obra que nós ganhamos do Governo do Estado. Já tínhamos ganhado a água, que não tinha abastecimento aqui, ganhamos a praça e hoje a ponte. Não temos nem como expressar tanta alegria. Já sofremos muito em cima dessa ponte, vários moradores já se acidentaram e hoje a gente se sente feliz e agraciado”, destacou David, morador da comunidade há 46 anos.

“Em nome de toda comunidade eu agradeço ao governador Flávio Dino, pois ele pagou uma dívida que se arrastava por anos. Aqui ele reconstruiu um prédio em ruínas, onde vai funcionar uma escola técnica em tempo integral, construiu essa ponte que era de responsabilidade da prefeitura e a praça também, e a sonhada água. Então hoje o sítio Tamancão tem uma infraestrutura que poucos bairros têm”, declarou Ernesto Dias.