Governo prevê mais de 2,5 mil atendimentos mensais na Policlínica de Imperatriz

Inauguração da Policlínica de Imperatriz. (Foto: Ilano Lima)

Com capacidade para realizar cerca de 2,5 mil atendimentos por mês, a Policlínica de Imperatriz confirma o compromisso do Governo do Maranhão em oferecer serviços especializados para os municípios da Região Tocantina. O equipamento de saúde foi entregue no último sábado (4) e oferece à população exames de alta complexidade, como Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea e Mamografia.

“A policlínica é mais um passo que damos no fortalecimento do sistema de saúde na Região Tocantina. Com o novo equipamento, nós avançamos ao facilitar o acesso a consultas e exames, permitindo que pessoas de todas as idades recebam um atendimento de qualidade”, disse o governador Flávio Dino. 

A policlínica se une a outras unidades da rede estadual de saúde, que oferecem atendimento na Região Tocantina, como o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto e o Hospital Regional Materno Infantil e a Policlínica de Açailândia, entregue em fevereiro deste ano pelo Governo do Estado.  

Com a Policlínica de Imperatriz, já são 12 unidades entregues pelo Governo do Estado desde o ano de 2019 em diversas localidades do Maranhão, ampliando a oferta de serviços de média complexidade e ambulatorial. Na policlínica a população passa a ter acesso a especialidades como Cardiologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Gastroenterologia, Vascular, Urologia, Dermatologia, Oftalmologia, Ginecologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Neurologia. Na área de apoio e diagnóstico, estão sendo ofertados Exames Clínicos Laboratoriais, diagnóstico por Radiologia, Diagnóstico por Ultrassonografia com Doppler, Tomografia, Ressonância Magnética, Densitometria óssea, Mamografia, entre outros. 

Unidade de saúde oferece exames de alta complexidade. (Foto: Ilano Lima)

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, os investimentos do governo na cidade acompanham as ações que vêm sendo implementadas nas demais regiões. “Com a policlínica, vamos poder oferecer consultas e exames para municípios da região inteira. Com isso, reforçamos o cuidado, a proteção da vida e ampliamos a atenção especializada, uma vez que funcionará juntamente com os hospitais regionais e macrorregionais que já possuímos”, disse. 

A diretora técnica da policlínica, Sandra Oliveira, afirmou que a proposta é garantir a oferta de exames complementares e consultas especializadas. “Com isso, iremos aumentar a nossa resolutividade à Atenção Básica, evitando que os pacientes se desloquem para as unidades hospitalares com demandas que podem ser solucionadas na Atenção Primária e Secundária”, explicou. 

A Policlínica de Imperatriz funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h. Para atendimento, os pacientes são encaminhados pela Unidade Regional de Saúde. A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) é responsável pela administração do equipamento.