Governo do Estado realiza solenidade de entrega dos certificados do Selo Amigo da Mulher

Entrega dos certificados do Selo Amigo da Mulher (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), realizou nesta segunda-feira (6) a solenidade de entrega dos certificados do Selo Amigo da Mulher para as instituições que aderiram ao projeto. O evento aconteceu no auditório do Palácio dos Leões, com presença do vice-governador Carlos Brandão, além de diversas autoridades.

Na ocasião, instituições públicas e privadas, como a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Empreendedorismo de Coroatá; Organização em Prol da Natureza, Arte, Vida e Educação (NAVE); Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE/MA); Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP); Departamento da Mulher de Cajapió; Centro Universitário Estácio São Luís; Secretaria Municipal da Mulher de Parnarama; Secretaria Municipal da Mulher de Pastos Bons; Ela Faz Tecnologia em Serviços; Defensoria Pública Estadual do Maranhão (DPE/MA); Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran); e a Secretaria Municipal da Mulher de Barreirinhas, receberam o certificado e o troféu de adesão ao Selo Amigo da Mulher.

A iniciativa tem por objetivo contribuir para a igualdade de gênero no mundo do trabalho, oportunizando maior visibilidade e discussão sobre questões pertinentes ao empoderamento das mulheres, como a sua valorização profissional, enfrentamento à violência, desenvolvimento da autonomia econômica feminina, entre outras demandas.

O Selo Amigo da Mulher foi criado por meio do Decreto 33.872. O decreto legitima o Selo do qual a SEMU veio a operacionalizá-lo, lançando oficialmente no dia 8 março de 2021, como alusão ao Dia Internacional da Mulher. Através de canais de mídia e divulgação e por meio de contato com instituições públicas e privadas do Estado, houve a mobilização dessas instituições para o fomento à igualdade de gênero no mundo do trabalho.

“Sei que é um grande desafio o trabalho das mulheres, elas que são mais eficientes, mais dedicadas. E este é um mecanismo de combate à violência contra à mulher, sobretudo pela igualdade de gênero”, ressalta o vice-governador Carlos Brandão.

Na oportunidade, a secretária de Estado da Mulher Ana Mendonça e a secretária adjunta, Antonieta Lago, estiveram presentes entregando os certificados. “O Selo Amigo da Mulher é uma iniciativa pautada em diretrizes da ONU Mulheres Brasil, em conjunto com a rede brasileira do pacto global, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, além de promover políticas para as mulheres no mundo do trabalho”, destaca a secretária adjunta.

A chefe do Núcleo de Autonomia Econômica da SEMU, Rebeca Alexandre, também esteve presente e enfatizou a importância dessas ações para empoderamento feminino. “Sabemos que a maioria das mulheres sofre violência por uma falta de oportunidade de acesso à renda. Vamos construindo a política com outras oportunidades e estamos, hoje, nesse momento, nessa construção. Lançamos o primeiro selo em março e agora estamos entregando o Selo Amigo da Mulher para empresas e instituições que promovem a igualdade de gênero no mundo do trabalho”.

Estiveram presentes também, a chefe do Departamento de Monitoramento e Avaliação Priscyla Freitas, a chefe da Ouvidoria da Mulher Tamires Ribeiro, além de representantes da câmara técnica e do Conselho Estadual da Mulher.

Para as empresas que quiserem fazer parte do projeto, basta acessar o regulamento com as orientações do passo a passo para adesão ao Selo Amigo da Mulher e obter os modelos dos documentos citados acima no site da SEMU (https://mulher.ma.gov.br).