Governo apresenta à Assembleia Legislativa balanço de orçamento da Saúde

Secretário Carlos Lula apresentou um relatório detalhado dos serviços na área da saúde (Foto: Ilano Lima)

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, apresentou, nesta terça-feira (7), o Relatório Detalhado do primeiro e do segundo quadrimestre de 2021 na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). Na ocasião, foram apresentadas informações sobre a produção de serviços do SUS, montante e fonte de recursos aplicados, auditorias, bem como as principais ações na área da saúde.

“É um momento de transparência e que está previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. O que podemos destacar é que o ano de 2021 foi o da vacinação, ao mesmo tempo que também foi difícil quanto ao enfrentamento da pandemia. Também podemos elencar a ampliação da rede, o que tornou possível termos pelo menos uma referência hospitalar ou ambulatorial do estado em cada uma das 19 regionais de saúde, um sonho antigo no que tange ao processo de regionalização e que agora estamos realizando”, disse Carlos Lula. 

No relatório foram utilizados dados disponibilizados do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), Sistema de Informação Hospitalar (SIH), Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), Sistema de Auditoria (SISAUD) e do Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). 

Dentre os destaques do primeiro quadrimestre, estão a ampliação da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), a entrega de cadeiras de rodas, a inauguração de centros de nefrologia e a retomada dos procedimentos cirúrgicos como resultado do bom enfrentamento à pandemia.

Ainda neste período, foi pontuada a entrega de novas ambulâncias, o contrato com o Hospital São Domingos (HSD) para realização de cirurgias eletivas e a presença de profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) em ações de vacinação contra a Covid-19 em território indígena e quilombola do estado.

O presidente da sessão, o deputado Antônio Pereira, lembrou que a discussão do relatório é uma oportunidade de transparência. “Sempre que agendamos uma sessão, o governo confirma presença, dando-nos a oportunidade de discutir tanto assuntos sobre a saúde como outros que são abordados. E esse exercício de responder a nós é uma forma de também responder à sociedade maranhense”, enfatizou. 

Quanto aos destaques relativos ao segundo quadrimestre de 2021, foi pontuado o fortalecimento da Atenção Básica e a entrega de mais de 6 mil benefícios a gestantes e puérperas do programa Cheque Cesta Básica Gestante, dentre muitas outras ações. 

Também participaram da sessão os deputados estaduais Yglésio Moysés, Cesar Pires, Thaiza Hortegal e Wellington do Curso.