Governo realiza Ação Resgate em comemoração aos 13 anos do CAPS AD Estadual

Ação de saúde levou consultas médicas e orientações de saúde (Fotos: Rogério Sousa)

Transformar vidas. É com esse objetivo que o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) vem desempenhando suas atividades ao longo dos 13 anos de funcionamento. Entre as atividades de comemoração, a unidade, que integra a rede de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, na Praça Deodoro, uma edição especial do Ação Resgate, oferecendo consultas médicas clínicas, testes rápidos e orientações sobre como prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“O sentimento é de satisfação por, ao longo desses anos, todos poderem ver que esse serviço funciona e que a população aceita e participa. Uma de nossas principais ferramentas tem sido o Ação Resgate. Somente este ano, já foram mais de 16 mil pessoas atendidas com serviços de clínica médica, testes rápidos e orientação psicológica, assim como cerca de 140 pessoas tiradas da situação de rua e da vulnerabilidade social”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.

De acordo com o titular da Delegacia de Costumes, Joviano Furtado, a presença do CAPS trouxe reflexos positivos para a segurança pública. “A partir do momento em que um dependente químico deixa as ruas e a situação de vulnerabilidade, contribui-se também para a redução dos índices de criminalidade. Portanto, as atividades desempenhadas têm sido decisivas no processo de urbanização e de apoio à sociedade”, destacou.

Nesta terça-feira, o CAPS AD Estadual chegou à sua 30ª Ação Resgate, levando testes rápidos para HIV/Aids, Hepatites A e B, Sífilis, aferição de glicemia, bem como da Covid-19. Além disso, também oportunizou diálogo sobre a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ITSs), em alusão à Campanha Dezembro Vermelho, com a distribuição de preservativos masculinos e femininos, incluindo orientações sobre onde realizar consulta para Profilaxia pré-exposição (PrEP) e Profilaxia pós-exposição (PEP) na rede estadual.

A vendedora ambulante Taciane Moraes, de 21 anos, aproveitou que estava pelo Centro e resolveu fazer os testes rápidos. “É um bom incentivo para a população, principalmente para pessoas como eu que trabalham o dia inteiro e não têm tempo para dar atenção à saúde. Então eu aproveitei o intervalo em que fui ao banco para poder fazer alguns testes e saber se está tudo bem comigo”, disse.

Theodoro Júnior, de 42 anos, foi uma das quatro pessoas que aceitaram a proposta de reabilitação ofertada pelo CAPS AD Estadual. “Para mim, é um recomeço na vida, pois eu tinha trabalho, família e essa pode ser a chance de reaver tudo outra vez. Eu estou disposto a recomeçar e eu agradeço por aqueles que não viraram as costas para mim”, compartilhou.

Serviço

O CAPS AD Estadual fica localizado no bairro do Monte Castelo, em São Luís, e funciona de forma substitutiva ao modelo hospitalar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço atende pacientes por demanda espontânea, encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de hospitais gerais.