Iprev alerta para possibilidade de suspensão do benefício de quem não realizar o recadastramento

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) alerta para a possibilidade de suspensão do benefício dos aposentados e pensionistas que não realizarem o recadastramento até o dia 17 de dezembro (sexta-feira). A suspensão das aposentadorias e pensões está prevista para o mês de janeiro. 

O prazo para o recadastramento iniciou no dia 20 de setembro e foi prorrogado sucessivas vezes. O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, explica que a prorrogação é para garantir que todos os aposentados tenham condições de atualizar as suas informações com tranquilidade. 

“Aumentamos o prazo para atender casos de dúvidas, de dificuldade de conexão com a internet e para fazer com que a informação chegue ao máximo de pessoas possível. Agora, está em curso a repescagem, que é a última chance de as pessoas se recadastrarem”, disse o presidente.

Na última semana, o Iprev iniciou a busca ativa, tentando contato com os beneficiários com pendências na atualização das informações. O contato está sendo feito por telefone e e-mail e utiliza bases de dados fornecidas em recadastramentos anteriores. 

Documentos

A atualização das informações é necessária para melhorar o contato do Iprev com os beneficiários; para garantir que as aposentadorias e pensões sejam pagas a quem efetivamente faz jus ao benefício, prevenindo fraudes; e para subsidiar cálculos atuariais. 

Para resguardar a saúde do público atendido pelo instituto em face da pandemia, o recadastramento é realizado em uma plataforma online, disponível no site do Iprev (iprev.ma.gov.br). O aposentado ou pensionista deve acessar a plataforma, preencher os formulários e enviar os documentos solicitados. 

Dentre os documentos solicitados, estão um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias. O beneficiário também precisará fornecer o número do Título de Eleitor e, se for aposentado, o número do PIS/PASEP. Por fim, é preciso enviar uma foto segurando uma folha de papel, em que esteja escrito o número do CPF e a data em que a foto foi tirada.