Novas ações do Programa Escola Digna chegam aos municípios de Lagoa do Mato, Paraibano e Colinas

Inauguração do Farol do Saber em Paraibano (Foto: Lauro Vasconcelos)

O Sertão Maranhense recebeu, nesta segunda-feira (13), mais ações do Programa Escola Digna. Em Lagoa do Mato, foi entregue à comunidade escolar o novo Centro de Ensino Senador José Neiva totalmente revitalizado. Em Paraibano, o Governo do Estado inaugurou o novo Farol do Saber Maria Coelho de Sousa, e no município de Colinas houve assinatura da Ordem de Serviço para a construção da quadra do Centro Educa Mais Maria José Macedo Costa.

“Mais um dia de grandes ações do Programa Escola Digna no sertão maranhense. O governador Flávio Dino vem fazendo a verdadeira transformação na educação maranhense com ações semanais. Hoje é o 18º dia em que entregamos obras educacionais e já foram 27 até aqui, somente nesse período. É uma grande revolução no nosso estado, uma grande revolução feita pelo governo Flávio Dino”, realçou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A comunidade escolar do CE Senador José Neiva, em Lagoa do Mato, aguardava desde 2012 por melhorias na infraestrutura física, climatização, rede elétrica, reestruturação da biblioteca, que ganhou equipamentos e novo acervo.

“A primeira grande melhoria foi a nossa subestação, a partir dela, nossa rede elétrica começou a melhorar, nós tínhamos muita oscilação de energia. Hoje nós podemos ligar todos os nossos aparelhos de ares-condicionados e ventiladores nas salas, tornando-as mais agradáveis para os nossos alunos e mais confortáveis para aos professores, já que temos um período muito quente. É um misto de felicidade, de realização. Eu estou muito feliz e muito orgulhoso”, revelou o gestor geral do CE Senador José Neiva, em Lagoa do Mato, Jarilson Murada de Sousa.

“É um ânimo, porque nós estamos em um ambiente mais limpo do que nós já estávamos. Que as outras pessoas que venham chegar na escola tenham o mesmo sentimento que nós tivemos: preservar para que isso venha servir para muitas gerações”, pontuou a estudante Hellen Vitória da Silva Costa, estudante da 2ª série do Ensino Médio.

“Muda praticamente tudo, principalmente a autoestima dos alunos. A gente percebe que trabalhar em um ambiente que proporcione uma melhor qualidade de aprendizagem aos cidadãos lagomatenses, trará resultados bem gratificantes. O sentimento é de alegria, satisfação, de orgulho, realmente, por fazer parte dessa equipe do José Neiva”, destacou o professor de Geografia, Eliés Lima.

Para nós, alunos, essa revitalização vai propiciar uma estrutura adequada para que os nossos conhecimentos possam se desenvolver. O Programa Escola Digna contribui muito, fazendo com que os alunos sem empenhem, busquem mais conhecimentos e, aqui, em Lagoa do Mato, possibilitará aos jovens e adultos a preparação para atuarem no âmbito escolar e quando forem seguir uma carreira profissional”, enfatizou Maria Alice Costa Leite, presidente do Grêmio Estudantil.

“Queria agradecer a parceria que nosso município tem com o governador Flávio Dino e com o secretário Felipe Camarão, que muito nos ajudou aqui no desenvolvimento da nossa educação. Só temos a agradecer”, concluiu o prefeito de Lagoa do Mato, Alex Duarte.

Secretário Felipe Camarão e autoridades entregaram as obras de melhoria na escola (Foto: Lauro Vasconcelos)

Farol do Saber

Em Paraibano, a população viu renascer o Farol do Saber Maria Coelho de Sousa Araújo, que estava desativado com a estrutura em condições precárias. Para garantir a reconstrução e a reabertura do espaço, o Governo do Maranhão investiu R$ 236.686,04 na obra, incluindo: cobertura, forro, revestimentos, instalações elétricas, pintura geral, paisagismo, acessibilidade e um novo e moderno acervo, com 240 livros de diversos títulos.

“Esse espaço vem complementar sonhos, principalmente nesse momento em que as crianças manuseiam muito a internet, então essa interação com os livros vai proporcionar um dinâmica de leitura maravilhosa. Paraibano tinha esse sonho. Quando a gente passava aqui e via esse patrimônio destruído, doía no coração de cada paraibanense. Agradecemos o Governo do Estado por ter nos proporcionado essa maravilha para nossa educação”, avaliou a professora Francisca Alves, coordenadora de Ensino Fundamental.

No município, o secretário Felipe Camarão fez a entrega no novo Farol do Saber ao lado da prefeita Vanessa Queiroz Furtado Ferro, e demais autoridades do município. “Quero ressaltar que, independentemente da corrente política, todos pediram a mesma coisa para a cidade de Paraibano, a reconstrução do Farol do Saber”, pontou o secretário.

Educação em tempo integral

O Governo do Estado deu um mais passo para fortalecer a Educação em tempo integral no município de Colinas. O secretário Felipe Camarão assinou a Ordem de Serviço para a construção da quadra poliesportiva do Centro Educa Mais Maria José Macedo Costa, cujo investimento totaliza R$ R$ 830.463,62, com recursos do Tesouro Estadual. O prazo para a conclusão dos serviços é de 120 dias, a partir da assinatura da Ordem de Serviço.

O estudante Eduardo Sousa ressaltou que a quadra é um sonho da comunidade escolar, que agora está perto de se transformar em realidade. “É uma honra receber o secretário Felipe Camarão para assinar a ordem para essa construção da quadra, que era um sonho para nós podermos praticar esportes”, revelou.

“Essa é uma obra muito importante para o esporte da nossa cidade. Educação e esporte andam juntos. Vi o projeto e sei que é uma obra fundamental para Colinas. Agradeço o empenho do Governo do Estado e do secretário Felipe Camarão por esse momento”, concluiu o vice-prefeito de Colinas, João Aroldo.