Saúde na Praça realiza mais de 300 atendimentos de oftalmologia em Matões do Norte

Ação foi realizada na Policlínica de Matões do Norte (Foto: Júnior Foicinha)

Mais de 300 atendimentos de saúde foram realizados durante o mutirão Saúde na Praça, em Matões do Norte. A ação aconteceu na Policlínica da cidade, nesta terça-feira (14), e contou com a participação do vice-governador Carlos Brandão, além de outras autoridades.

O objetivo do mutirão é agilizar a alta demanda por cirurgias de catarata e pterígio em todo o estado. Somente nesta edição, 14 municípios da região do Itapecuru-Mirim foram beneficiados. Até o momento, mais de 63 mil atendimentos em diversas áreas da saúde já foram realizados em 15 municípios.

Para o vice-governador, o mutirão é uma forma de ampliar o acesso aos serviços de saúde.

“Isso está acontecendo no estado inteiro. É uma maneira de trazer cidadania para as pessoas. Os hospitais estão diminuindo as internações por Covid, e agora já é possível partir para as cirurgias eletivas, como catarata e pterígio, que são muito demandadas. Não tenho dúvidas de que com essa ação vamos avançar muito neste atendimento no Maranhão”, destacou.

O secretário Carlos Lula destacou a agilidade no atendimento realizado no mutirão.

“A gente tem voltado o Saúde na Praça para a atenção oftalmológica e isso tem feito diferença na vida das pessoas. Algumas estão esperando quatro, cinco, seis anos por uma cirurgia, que a gente está realizando agora em regime de mutirão. Assim as pessoas voltam a enxergar, ter mais qualidade de vida, e conseguem ter mais dignidade”, afirmou.

O prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves, agradeceu pela parceria com o Governo do Maranhão.

“Nós só temos a agradecer por entender que o governo tem tido essa preocupação de cuidar do povo. E isso é muito importante porque traz qualidade de vida e cidadania”, pontuou.

Um dos pacientes atendidos pelo mutirão foi o agente comunitário Raimundo Nonato, que viajou de Vargem Grande, onde mora, até Matões do Norte.

“Eu sou do povoado Rampa, em Vargem Grande, e aonde eu moro muita gente precisa desse tratamento de pterígio, assim como eu. Uma ação dessas é muito importante para a gente, isso aqui veio em boa hora”, afirmou Raimundo.

Além do vice-governador, também estiveram presentes o secretário da Saúde, Carlos Lula; o prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves; e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande.