Governo leva ações e serviços do Saúde na Praça a Matões do Norte

Atendimento do Saúde na Praça em Matões do Norte (Foto: Ilano Lima)

“Eu estou muito satisfeito com tudo que está acontecendo. Agradeço demais ao governador que está realizando essa ação”. O depoimento é de Raimundo da Silva, de 62 anos, um dos atendidos pelo programa Saúde na Praça, que está sendo realizado nesta terça (14) e quarta-feira (15), na Policlínica de Matões do Norte. Com a iniciativa, os beneficiados têm acesso tanto a consultas de ambulatório cirúrgico como triagem para procedimentos oftalmológicos de catarata e pterígio.

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanharam os atendimentos. “O Saúde na Praça está acontecendo no estado inteiro e, com a diminuição das internações por Covid-19, retomamos a realização das cirurgias eletivas e as oftalmológicas. Portanto, é motivo de muita alegria ver que as pessoas estão sendo bem atendidas”, disse Carlos Brandão.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou que o Saúde na Praça tem feito a diferença na vida das pessoas. “Pode parecer algo simples, mas uma cirurgia oftalmológica como as que estamos oferecendo aqui custam de 3 a 4 mil reais. Então, oferecer isso pelo SUS é devolver qualidade de vida e dignidade à população”, disse o secretário.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou ações do Saúde na Praça em Matões do Norte (Foto: Ilano Lima)

Natural de São Benedito do Rio Preto, o senhor Raimundo foi uma das dezenas de pessoas que tiveram acesso ao atendimento. Para participar da ação, devem ser apresentados documento oficial com foto, cartão do SUS, comprovante de residência. Nos dois dias, a atividade acontece das 8h às 16h. A aprovação para cirurgia acontece no mesmo dia do atendimento e os liberados para a intervenção fazem o procedimento também no mesmo dia.

Dona Maria Neuza Gomes, de 74 anos, descreveu o momento como sendo um misto de ansiedade e alegria. “Assim que eu voltar a enxergar, vou poder voltar a andar sozinha. Além disso, poder ler novamente e futuramente operar o outro olho. Aí eu vou estar totalmente feliz”, comentou a beneficiada.

Presente na ação, o prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves, pontuou que o serviço é resultado da boa parceria com o governo. “Nós só temos a agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário Carlos Lula por trazer o Saúde na Praça para a nossa cidade, beneficiando não apenas a população local, mas também das cidades vizinhas”, comemorou.

Com o programa Saúde na Praça, o Governo do Estado já realizou mais de 60 mil atendimentos em diversos municípios maranhenses.