RETROSPECTIVA: Detran-MA inaugurou 20 novos postos de atendimento no Maranhão em 2021

Milhares de cidadãos maranhenses estão sendo beneficiados com as 20 novas unidades do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) inauguradas este ano. Os Postos Avançados de Atendimento foram entregues em cidades do interior do estado e facilitam o acesso dos usuários aos serviços do órgão, favorecendo o desenvolvimento de dezenas de cidades.

Unidade do Detran em Coelho Neto. (Foto: Divulgação)

Os novos Postos Avançados do Detran-MA atuam em parceria com as prefeituras e vêm prestando, com agilidade e segurança, todos os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também documentação de veículos. A criação das novas unidades oferece mais comodidade para a população, que passa a ter acesso aos serviços do Detran-MA sem precisar se deslocar por grandes distâncias.

O diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, explicou que a satisfação dos usuários é o principal foco da gestão e a criação das novas unidades contribuem para o desenvolvimento dos municípios. “Os Postos Avançados facilitam a vida da população, pois oferecerem, a cada cidadão, a possibilidade de poder tirar sua Carteira de Habilitação e resolver os assuntos relacionados ao seu veículo, na própria cidade, com toda tranquilidade, para que possam rodar e trabalhar de maneira segura com a sua moto, seu carro ou seu caminhão”, afirmou.

Unidade do Detran em Morros. (Foto: Divulgação)

Francisco Nagib destacou, ainda, o empenho pessoal do governador Flávio Dino para a implantação das novas unidades do Detran-MA. “Em várias solenidades de inauguração, nós tivemos a oportunidade de contar com a presença do governador Flávio Dino, além de outras autoridades como o vice-governador Carlos Brandão, o secretário de Segurança, Jefferson Portela, e o secretário de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, para confirmar as iniciativas de desenvolvimento que estão sendo implantadas em todo o estado”, pontuou.

A atuação dos Postos Avançados do Detran-MA é tão importante que, em alguns casos, chega a superar o volume de atendimentos das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), que respondem pelo Detran-MA nas regiões. É o que aconteceu na cidade de Trizidela do Vale, por exemplo, que teve seu Posto Avançado inaugurado em junho deste ano e, atualmente, possui mais atendimentos que a 7ª Ciretran em Pedreiras. Isso mostra a importância da expansão das unidades de atendimento.

Unidade do Detran em Tutóia. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Bale, ressalta que a atuação do Governo do Estado, por meio de órgãos como o Detran-MA, demonstra que a atual gestão tem priorizado ações que beneficiam o desenvolvimento dos municípios. “Eu sinto que estamos no caminho certo, e que estamos conseguindo avanços importantes, que já estão sendo notados pela população. O Posto Avançado do Detran-MA em nossa cidade é uma prova disso”, declarou.

Em maio deste ano, foram inaugurados os Postos Avançados em Rosário, Itapecuru-Mirim e Peritoró. Em junho, foram instalados os Postos de Gonçalves Dias, Trizidela do Vale, Tuntum e Coelho Neto. No mês de julho, foi a vez de Vitória do Mearim, Buriti Bravo, São Mateus e Viana. Em setembro, foram mais quatro Postos: Lago da Pedra, São Domingos do Azeitão, Aldeias Altas e Vitorino Freire. Em outubro: Morros, Icatu e Tutóia. Fechando o mês de novembro com mais dois Postos: Turilândia e Alto Alegre.

Para o mês de dezembro, está prevista a inauguração de mais uma unidade, dessa vez no município de Matões, completando, assim, um total de 21 novos Postos Avançados do Detran-MA em 2021.