O Porto do Itaqui cresceu 27%, marca bem acima da média nacional. (Foto: Divulgação)

O Porto do Itaqui foi o que mais cresceu no país durante o período de janeiro a outubro deste ano, conforme dados divulgados pelo Governo Federal nesta semana. Juntos, todos os portos brasileiros movimentaram mais de 1 bilhão de toneladas de cargas, número que representa crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado. E nesse cenário, o porto público do Maranhão cresceu 27%, marca bem acima da média nacional.

“Já ultrapassamos as 30 milhões de toneladas em volume de carga movimentada e a expectativa é de que esse crescimento se mantenha até o final do ano, definindo um novo patamar de movimentação para 2022 e os próximos anos”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

De acordo com o Painel Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), os portos públicos brasileiros movimentaram 344,5 milhões de toneladas, o que demonstra um aumento de 5,01%, e as instalações privadas tiveram volume de 665,8 milhões de toneladas (+ 5,70%).

Logo atrás do Itaqui (+27,0%), entre os portos públicos, ficou o Porto de Itaguaí (+21,1%). Dentre os portos privados que tiveram maior crescimento em movimentação em relação ao período janeiro/outubro de 2020, destacaram-se o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul, com mais 95,3%.

“Ser o porto público que mais cresce no país muito nos honra, ao mesmo tempo em que aumenta a nossa responsabilidade dentro da missão de desenvolver o Maranhão e toda a região de influência, gerando emprego e renda por meio da atividade portuária”, destacou Ted Lago.

Esse resultado é fruto dos esforços de portuários, arrendatários, operadores e clientes, bem como da equipe de profissionais da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), todos empenhados em realizar o melhor trabalho, com foco em melhoria contínua, crescendo sem perder de vista valores como segurança e sustentabilidade. Também demonstra a importância dos investimentos públicos e privados e a qualidade do trabalho de todos os players que integram o Porto do Itaqui.