Ações da Carreta da Mulher encerram campanha dos “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), encerrará nesta semana a programação da campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” que reforça o lema ‘Fia, não se cale’ para incentivar as denúncias das mulheres vítimas de todo e qualquer tipo de violência. As ações acontecerão nos dias 16, 17 e 18 nos bairros do Parque dos Nobres/Coroadinho, Sol e Mar e Itapera.

Idealizada em 1991 por um grupo de feministas, a campanha rapidamente tornou-se uma mobilização global e envolve 160 países, convocados pela Organização das Nações Unidas (ONU), para debater e refletir sobre questões relacionadas à violência contra mulheres do mundo. No Brasil, a campanha acontece desde 2003 e tem duração de 21 dias, com início no dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, um dia de dupla luta. A campanha no Brasil cumpre um papel imprescindível, ao enfatizar a discriminação sofrida pelas mulheres negras.

O Governo do Maranhão, através da SEMU, órgão responsável pela formulação e execução das políticas públicas para mulheres no âmbito do Estado do Maranhão, realiza, anualmente, projetos que englobam uma série de relevantes ações no período, convocando a sociedade civil, rede de enfrentamento, Câmara Técnica, movimentos sociais, órgãos governamentais, Conselho Estadual da Mulher e organismos de políticas para mulheres, sobre a importância do enfrentamento a violência contra as mulheres.

SERVIÇO

O quê: Encerramento da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, com ações e serviços da Carreta da Mulher.
Quando: Nesta quinta-feira (16), das 8h às 17h.
Onde: Parque dos Nobres/Coroadinho, ao lado da Igreja Perpétuo Socorro.