Setur oferece cursos de qualificação profissional em Barreirinhas

Cursos oferecidos promovem a capacitação da cadeia produtiva do turismo (Foto: Divulgação)

A cidade de Barreirinhas é um dos roteiros turísticos mais procurados por quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses. Pensando nisso e dando continuidade aos investimentos em qualificação voltados para o desenvolvimento do turismo maranhense, a Secretaria do Estado de Turismo (Setur), através da Superintendência de Turismo dos Lençóis e Delta, realizou entre os dias 13 a 16 de dezembro, cursos de qualificação voltados aos profissionais dos meios de hospedagem e para pessoas que tenham interesse em trabalhar na área.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, “este trabalho contribui para o aprimoramento dos serviços prestados no segundo principal destino turístico do estado”.

Ao todo, 75 pessoas foram qualificadas nos cursos de: Técnicas de Recepção e Reservas para Meios de Hospedagem (16h), Camareira (8h) e Informações Turísticas (8h). Ao final dos cursos, os participantes foram certificados pela Setur.

João Vitor Saminez, recepcionista da Pousada Orla Náutica, afirma que o curso proporcionou mudanças de comportamento dentro e fora do ambiente de trabalho. “Foi muito proveitoso, pois aprendi algumas técnicas de como me portar em situações de estresse e problemas de comunicação dentro do trabalho entre os colaboradores e no dia a dia, melhorando a recepção dos turistas e visitante de onde trabalho”, afirma o recepcionista João Vitor.

Mais Qualificação e Turismo

Os cursos oferecidos pelo programa Mais Qualificação e Turismo promovem a capacitação da cadeia produtiva do turismo, considerando a diversidade de cenários e demandas relacionadas aos Polos Turísticos do Maranhão, tendo em vista a estruturação e consolidação de produtos e serviços turísticos sustentáveis e de qualidade.

Desde 2019, a superintendência do Polo Lençóis e Delta capacitou 2.462 profissionais do setor, melhorando a receptividade ao turista, para promover o desenvolvimento do turismo em todo o Maranhão e estimular o crescimento socioeconômico do polo.