Governo promove treinamento para realização de procedimento cirúrgico em pacientes com hanseníase

Treinamento para profissionais da saúde. (Foto: Rogério Sousa)

O Governo do Estado iniciará uma nova fase em assistência médica especializada no Hospital Aquiles Lisboa (HAL), voltada aos pacientes diagnosticados com hanseníase. A unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou, nesta sexta-feira (17), o protocolo que viabiliza a realização de cirurgias para descompressão de nervo (Neurolise). Com o procedimento, será possível evitar deformidades e evitar que os acometidos pela doença sofram com dores e incapacidades físicas.

O anúncio do protocolo cirúrgico de Neurolise foi realizado durante treinamento da equipe multiprofissional do hospital. Na ocasião, participaram do treinamento médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistente social e equipe de regulação de leitos.

“O objetivo foi se reunir para discutir as indicações clínicas, padronizar os pacientes indicados para realizar a cirurgia e fluxo de retorno. O procedimento funcionará de maneira preventiva, como forma de evitar que o nervo sofra algum dano, diminuindo as dores e impactando diretamente na não deformidade e perda da sensibilidade”, disse a coordenadora do Programa de Hanseníase da SES, Maria Raimunda Mendonça.

Com o protocolo, os pacientes diagnosticados, além de receberem atendimento ambulatorial e clínico, também poderão ser submetidos à cirurgia, caso seja necessário. Até a implantação do protocolo, esse procedimento só poderia ser realizado no Hospital Dr. Carlos Macieira ou Hospital Universitário.

O procedimento consiste em fazer a intervenção na estrutura nervosa infeccionada responsável pela condução do estímulo da dor. Após receber alta, o paciente será submetido a reabilitação com equipe de fisioterapia da própria unidade hospitalar.

Celijane Rodrigues, dermatologista e médica responsável pela referência do Programa de Hanseníase do Hospital Aquiles Lisboa. (Foto: Rogério Sousa)

De acordo com a diretora geral do Aquiles Lisboa, Nathalia Araújo, a previsão é que os procedimentos sejam iniciados a partir de janeiro de 2022. “Esse é mais um serviço que irá agregar na assistência oferecida pelo hospital e, com certeza, beneficiará a população afetada pela doença, pois por muito tempo foi esquecida. Agora, possuímos centro cirúrgico e mais leitos de internação, e tudo isso irá abrir portas para mais atendimentos específicos a esses pacientes”, afirmou.

A médica especializada em dermatologia e responsável pela referência do Programa de Hanseníase do hospital, Celijane Rodrigues, destaca que a implantação do protocolo é um marco histórico. “É algo que ficará para a história da unidade dentro das ações de controle da Hanseníase no Maranhão. Antes, nós fazíamos apenas o acompanhamento clínico, mas agora vamos poder fortalecer ainda mais os cuidados dispensados, com a prevenção de incapacidades aos diagnosticados”, disse.

O Hospital Aquiles Lisboa é referência em atendimento ambulatorial e clínico de pacientes com hanseníase. Neste ano, a unidade passou por ampliação e ganhou 50 novos leitos, saltando de 18 para 68 no total, além de sala com centro cirúrgico, possibilitando a realização de até 400 procedimentos eletivos por mês.