A entrega foi feita pelo governador Flávio Dino, que destacou a importância religiosa e cultural do espaço. (Foto: Divulgação)

A comunidade da Madre Deus e adjacências comemoraram, na tarde deste sábado (18), a entrega da revitalização do Largo de São Pedro, um dos mais importantes redutos de cultura e religiosidade do Maranhão. A entrega foi feita pelo governador Flávio Dino, com participação do presidente da AGEM, Lívio Corrêa, e diversos representantes políticos do Estado, além da comunidade.

A revitalização da Capela é uma obra incluída no pacote de ações do Programa Nosso Centro, do Governo do Estado. De acordo com o governador Flávio Dino, trata-se de uma das obras mais importantes, do ponto de vista religioso e cultural. “Este é um espaço onde acontecem manifestações que reúnem multidões todos os anos, além de ser um ponto central da história de São Luís”, destacou. 

Segundo ele, agora, a Festa de São Pedro, que tradicionalmente é realizada no dia 29 de Junho, poderá ser feita com mais segurança. “Se tudo der certo, em 2022 teremos superado a pandemia de Covid e, novamente, veremos este espaço repleto de devotos e amantes da cultura maranhense, com a diferença de que, agora, o espaço está revitalizado”. 

Todo o complexo do Largo de São Pedro foi revitalizado. (Foto: Divulgação)

Serviços

Os trabalhos foram realizados tanto na Capela, quanto no espaço que faz parte do Largo de São Pedro, de forma que o Largo foi totalmente reformado. “Tivemos a preocupação de incluir toda a área no projeto, pois a Capela é parte de um complexo que é utilizado pela população durante as comemorações religiosas e culturais”, explicou Lívio Corrêa.

Para a coordenadora do Conselho Comunitário da Capela de São Pedro, Regina Soeiro, a revitalização do Largo de São Pedro pode ser considerado como um dos momentos mais importantes para toda a comunidade da Madre Deus, visto que este é um sonho antigo dos moradores. “Não foi fácil conseguir essa obra. Foi preciso muito empenho de todos nós, muitas solicitações, mas a sensibilidade do Governo do Estado nos deu esse presente agora”, destacou.

Ao todo, foi revitalizada uma área de aproximadamente 9.500m². Os serviços incluíram recuperação de calçadas e da estrutura de contenção; instalações elétrica e hidráulica; pinturas; paisagismo; serviços complementares, além da recuperação da estrutura da Capela propriamente dita.