Flávio Dino inaugura posto para veículos elétricos em São Luís. (Foto: Gilson Teixeira)

São Luís recebeu o primeiro Eletroposto do Maranhão, numa parceria inédita entre o Governo do Estado e o Grupo Equatorial. O posto foi inaugurado neste sábado (18), no Parque do Rangedor, e funciona como posto de carregamento para veículos elétricos, além de contar com uma estação de bicicletas elétricas que disponíveis gratuitamente para a população.

“Eu quero homenagear a empresa Equatorial pela iniciativa de altíssima importância, porque dialoga com um dos temas mais importantes do século XXI, que é o da economia verde. Nós sabemos que há um questionamento global sobre emissão de gases de efeito estufa e nós sabemos também que as tecnologias são decisivas para que possamos vencer esse desafio que é para a nossa geração e para as futuras gerações”, declarou o governador Flávio Dino.

“Por isso esse projeto, ainda que com caráter incipiente, experimental, tem essa relevância do pioneirismo, de sinalizar um caminho, aqui com esse veículo 100% elétrico, as bicicletas elétricas, mostrando uma tendência da evolução da humanidade nas próximas décadas para que com isso tenhamos uma matriz energética mais amigável em relação ao planeta e mais apta a garantir investimentos, mas ao mesmo tempo a proteção do meio ambiente. O Governo do Estado está feliz de participar dessa iniciativa com o grupo Equatorial”, completou.

A estação conta com dez bicicletas elétricas para uso dentro do Parque, por meio do compartilhamento via aplicativo de celular. O eletroposto também funciona sem burocracia, basta chegar e plugar o veículo, sem custo.

O projeto foi uma iniciativa do Grupo Equatorial, por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A iniciativa conta com geração de energia solar.

O Parque do Rangedor funciona de domingo a domingo, das 5h às 11h e das 16h às 21h, com quadras de esporte, parquinhos, uma pista para caminhada e ciclovia de 3,5km.