A praça é uma homenagem a dez escritores e poetas maranhenses (Foto: Divulgação)
A praça é uma homenagem a dez escritores e poetas maranhenses (Foto: Divulgação)

A redemocratização dos espaços públicos, antes marginalizados ou sem uso pela população, tem sido uma forte marca do Governo do Maranhão. Desde 2015, já foram inauguradas mais de 100 novas obras, entre Praças da Família, Praças da Juventude, quadras esportivas e áreas de lazer na Região Metropolitana de São Luís e no interior do estado, possibilitando maior convivência e mais opções aos moradores e turistas.

Antes mesmo da pandemia, a construção de espaços públicos de lazer já era uma das prioridades da atual gestão estadual, como ressaltou o governador Flávio Dino. “Entre praças e parques, já entregamos mais de 100 obras que democratizam as cidades”, declarou o governador.

Confira alguns dos equipamentos de lazer que foram entregues à população maranhense antes e durante a pandemia:

Mirante da Litorânea

O Mirante recebeu praça com novos acabamentos, novo mobiliário, paisagismo, inserção de guarda-corpo, pintura e iluminação, além da escultura instagramável “O despertar da Serpente”, inspirada na lenda da serpente da Ilha de São Luís e assinada pelo artista Ítalo Fonseca. “São 20 metros e mais de 1500 peças dobradas de forma artesanal, dando corpo a esse ser imaginário tão conhecido por nós maranhenses”, explicou o carnavalesco e autor do projeto.

Borboletário do Parque do Rangedor

Com investimento na ordem de R$ 161 mil, o Borboletário foi construído pela Equatorial Maranhão em parceria com as secretarias de Governo e de Meio Ambiente. Localizado no Parque do Rangedor, o espaço é um laboratório vivo para observação do ciclo da vida de diversas espécies de borboletas, com acesso gratuito para toda a população. A ideia do equipamento é estimular a educação ambiental e a compreensão da importância desses insetos na preservação e manutenção de ecossistemas.

Praça dos Poetas

No Centro Histórico de São Luís, a Praça dos Poetas é mais uma importante obra cultural do Governo do Estado. O espaço conta com um mirante e, no trajeto até ele, são homenageados 10 escritores e poetas maranhenses: Ferreira Gullar, Catulo da Paixão Cearense, Nauro Machado, Sousândrade, Bandeira Tribuzzi, José Chagas, Gonçalves Dias, Maria Firmina, Dagmar Destêrro e Lucy Teixeira. A Praça dos Poetas tem 1.130 m² e possui, ainda, quiosques, banheiros públicos e tratamento paisagístico, além de detalhes arquitetônicos que remontam o colonial e o moderno.

REFFSA

Com investimentos na ordem de R$ 7,5 milhões, o Governo do Maranhão transformou a antiga estação da REFFSA em um complexo cultural que reúne, em um só lugar, um museu ferroviário e portuário, um polo tecnológico para desenvolvimento de startups, além de uma série de outros atrativos para maranhenses e turistas, como sorveteria, cafeteria, além vídeo mapping, decoração e atrações no período natalino.

Parque da Lagoa da Jansen renovado

Criado em 1988, o Parque da Lagoa da Jansen, que é um dos mais belos cartões postais que atraem turistas e moradores o ano inteiro, também foi contemplado com investimentos do Governo do Maranhão. Foram realizadas obras de revitalização da Concha Acústica da Lagoa da Jansen, que leva o nome do bailarino e coreógrafo maranhense Reynaldo Faray, além da criação de mais um complexo de obras direcionadas ao esporte e lazer. A revitalização também contemplou a recuperação e pintura do calçamento, praças, ciclovia e pista de cooper, reforma de bancos e quiosques de toda extensão da Lagoa.

Cafua das Mercês

Após anos desativada e depois de passar por uma obra completa de restauração por meio do programa Nosso Centro, o Governo do Maranhão entregou o Cafua das Mercês, antigo depósito de escravos comercializados no Maranhão durante o trágico período escravocrata brasileiro (1550 – 1888), que na década de 1970 se tornou conhecida como Museu do Negro. Localizado na Rua Jacinto Maia, o espaço que abriga um importante acervo da religiosidade e da cultura negra, como estatuetas, cabaças, cachimbos e vestimentas.

Museu de Artes Visuais

Reinaugurado em 2019, após passar por reforma completa, o Museu de Artes Visuais, localizado na Rua Portugal, voltou a funcionar completamente revitalizado, com nova iluminação e climatização, restauração da fachada de azulejos, auditório e elevador para acessibilidade. A casa de cultura conta com uma exposição permanente, formada por parte do acervo original com exemplares de pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e desenhos inéditos, e uma exposição temporária, para dar visibilidade e oportunidade às obras de artistas locais.

Teatro João da Vale

O teatro que recebe o nome de um dos maiores gênios da música maranhense e brasileira recebeu modernização em toda a estrutura, ganhando conforto, espaços readequados, vestiários, melhorias nos camarins, nova iluminação, revestimento acústico, novas cortinas e carpetes, além de sistema de acessibilidade e de combate a incêndios. A ampla reforma foi fruto de ação conjunta Governo do Estado e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Teatro Arthur Azevedo

Após vinte anos sem reformas que recuperassem toda a estrutura necessária para produção de shows e espetáculos, o Teatro Arthur Azevedo (TAA) foi restaurado em 2017. A reforma contemplou áreas técnicas como a de sonorização, iluminação, além de marcenaria. 

Museu do Reggae

Criado em 2018, o Museu do Reggae do Maranhão é uma referência cultural de São Luís. O equipamento estadual, localizado na Rua da Estrela, é o primeiro do gênero fora da Jamaica. Desde a sua fundação, o museu conseguiu se posicionar no roteiro de atratividades artísticas e culturais, atraindo turistas de todos os lugares do mundo, além de moradores da cidade que têm a oportunidade de participar de suas programações.

Forte do Santo Antônio

O Forte Santo Antônio, construído no século XVII para defender a cidade de ataques pelo mar, passou por revitalização que recuperou e urbanizou toda a área em volta desse importante monumento histórico-arquitetônico. No local, também foi instalado um centro cultural, com um museu de embarcações maranhenses e um memorial, que integra o complexo de turismo do Espigão Costeiro.

Instrumentos musicais às Igrejas

Ainda como parte das ações de fomento à cultura e ao lazer no Estado, desde 2018, o Programa Maranhão Musical atua com a doação de instrumentos para bandas municipais, escolas e agora vem atendendo igrejas de variadas vertentes. Cada um dos kits musicais é composto por seis instrumentos: teclado, contrabaixo, bateria, violão, guitarra e microfone. Esta iniciativa do Governo do Maranhão é executada pelas secretarias de Estado da Cultura (Secma) e Relações Institucionais (SRI).