Com a reforma, a Praça Tereza Salgado passou a contar com playground e academia ao ar livre (Foto: Divulgação)
Com a reforma, a Praça Tereza Salgado passou a contar com playground e academia ao ar livre (Foto: Divulgação)

Na manhã deste domingo (19), o governador Flávio Dino fez a entrega oficial da Estrada Tauá-Mirim, localizada na Ilha que leva o mesmo nome e é composta por cinco comunidades, Jacamim, Embaubal, Amapá, Ilha Pequena e Portinho. Além da Estrada, o governador fez a entrega da revitalização da Praça Tereza Salgado. A ação contou com a presença do presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Corrêa, e diversos outros representantes políticos, e comunidade.

A pavimentação da Estrada principal, que liga Portinho a Jacamim, foi feita com Tratamento Superficial Duplo (TSD) e possui cinco quilômetros. Além disso, também foi construída uma rampa de acesso, que garante segurança no embarque e desembarque. O melhoramento das vicinais, que fazem a interligação entre as comunidades Ilha Pequena, Amapá e Embaubal, somam mais quatro quilômetros. “Esses acessos nos foram solicitados quando estávamos em serviços da estrada principal e não poderíamos deixar de atender, pois a prioridade da política é garantir direitos a quem mais necessita”, destacou o governador Flávio Dino durante a entrega.

O presidente da AGEM, Lívio Corrêa, revelou que a obra foi uma das mais complexas já executadas, devido ao envio de maquinário e materiais. “Trata-se de uma ilha, com travessia normalmente feita em barcos. Para que as máquinas pudessem chegar até aqui tivemos que montar uma logística diferenciada e criteriosa, mas tivemos êxito e o resultado está aqui”.

A estrada principal possui 5 quilômetros, enquanto as três vicinais somam mais quatro (Foto: Divulgação)

Nova realidade

Para o presidente da Associação de Moradores Ilha Pequena-Jacamim, Teotônio Fernando Bezerra Júnior, a Estrada Tauá-Mirim é resultado de muitos anos de esforço e espera. Segundo ele, o acesso que existia foi construído pela própria comunidade, até que fosse conseguido o projeto para a região. “Muita luta e promessas não cumpridas. Mas, agora, fomos atendidos e podemos garantir que a melhora é de 100%. Daqui pra frente, tudo será mais fácil e seguro para todos os moradores de Tauá-Mirim”, enfatizou. 

Mais benefícios

O governador Flávio Dino também entregou a Revitalização da Praça Tereza Salgado. Inaugurada em 2003, foi revitalizada e ganhou equipamentos de academia ao ar livre e playground. O palco teve sua cobertura totalmente reformada, bem como toda a área da Praça, o que incluiu as paredes do palco, meio-fio, recuperação de piso, colocação de grama e vegetação. A área total da Praça Tereza Salgado é de 815m². 

Além disso, foi realizada a entrega de 20 motores de rabeta, kits esportivos e cestas básicas para a Associação de Moradores.