RETROSPECTIVA: Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola leva conhecimento a jovens quilombolas maranhenses

Secretário Gerson Pinheiro participa de formação do ADRQ em Rosário. (Foto: João Paulo Soares)

Jovens de comunidades quilombolas do Maranhão agora aprendem, por meio do Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ), sobre fortalecimento étnico, história da comunidade e de seus ancestrais e preservação do meio ambiente. Os beneficiários também recebem auxílio financeiro.

Lançado neste ano como uma das ações de ampliação do Programa Maranhão Quilombola (PMQ), o ADRQ é coordenado pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), realizado em parceria com a Assessoria Especial do Governador (Assegov) e conta com o apoio das secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Governo (Segov), da Agricultura Familiar (SAF) e a de do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA); da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e da Escola de Governo do Maranhão (EGMA).

Participam do Programa ADRQ jovens entre 18 e 25 anos, egressos ou matriculados no ensino médio em escola pública, selecionados através de processo seletivo e que residem em comunidades quilombolas das cidades de Central do Maranhão, Icatu, Rosário, Serrano do Maranhão, Santa Rita, Itapecuru-Mirim, Viana, Pedro do Rosário, Codó e Peritoró. Durante todo o período em que durar o programa, o Governo do Maranhão disponibiliza um auxílio mensal no valor de R$ 300, válidos por 12 meses, para viabilizar o desempenho das funções.

Neste ano, tiveram início os primeiros ciclos de formação com aulas teóricas e práticas, ministradas por técnicos da SEIR e secretarias parcerias.

Temas como o fortalecimento étnico, história da comunidade e de seus ancestrais e preservação ambiental são abordados e debatidos através de diversas atividades, conforme destaca o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro. “Temos a certeza que com todo esse processo que está sendo aplicado, a sensibilidade do governador Flávio Dino ao abraçar essa ideia e nos dar a oportunidade de executá-la, esses jovens estarão preparados para adquirir conhecimento nos aspectos que são abordados e repassar esse conhecimento adiante, aplicando-o em ações que se tornarão permanentes”, afirmou.