SEAP realiza Natal Solidário com apoio dos servidores em benefício de instituições sociais

SEAP realiza Natal Solidário. (Foto: Clayton Monteles)

Entrando no espírito natalino, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) realizou mais uma edição do ‘Natal Solidário’, com ações solidárias voltadas para a ajuda a instituições sociais e filantrópicas, neste mês de dezembro. Uma das ações foi a campanha ‘Faça uma Criança Feliz’, realizado pelo setor de Serviço de Assistência Biopsicossocial aos Servidores (ABS), com o apoio dos servidores da sede administrativa da secretaria.

Os servidores adotaram 40 cartinhas das crianças para o Papai Noel, que são atendidas pela Casa Sonho de Criança, localizada no bairro Fé em Deus. A casa dá apoio a crianças, jovens e adultos portadores do vírus da imunodeficiência humana. O sonho das crianças, que era ganhar um presente de Natal, foi realizado pelos servidores com a entrega dos presentes para a instituição.

A SEAP tem se empenhado em retribuir e ajudar a sociedade de alguma forma em datas comemorativas e em momentos especiais como o Natal, que é o nascimento de Cristo para os cristãos. “Essa campanha foi uma doação de todos os servidores que se engajaram e, de alguma forma, se empenharam para realizar o sonho e tornar o Natal ainda mais especial para várias crianças”, disse Lucimeire Furtado, coordenadora do ABS.

A Unidade Gestora de Profissionalização, Trabalho e Renda (UGTR) também contribuiu com as ações de Natal, com a destinação de cem panetones que foram doados para a Fundação Antonio Dino, de apoio ao hospital do Câncer Aldenora Bello, no bairro do Monte Castelo. Os panetones foram produzidos por 50 internas da Unidade Prisional Feminina (UPEM), sendo que seis delas já estão capacitadas, e 44 em processo de capacitação.

Este ano, foram feitos 18 mil panetones, sendo 9 mil de gotas de chocolate e 9 mil de frutas cristalizadas. Os demais panetones serão doados para outras 35 instituições sociais, que são atendidas pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Relações Instituições (SEIR).

Toda a linha de produção acontece na padaria instalada dentro da unidade prisional, que durante todo o ano realiza cursos profissionalizantes de panificação voltados para a qualificação das internas. No entanto, no mês de dezembro acontece os cursos e a produção dos panetones em larga escala.