Publicação do IMESC apresenta a diversidade de peixes comerciais no Maranhão

O livro “Peixes comerciais do estado do Maranhão” é o primeiro de um conjunto de obras que serão publicadas em série pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), com metodologia voltada para inventariar a biodiversidade de peixes comerciais, e sua importância e potencialidades para o estado. A publicação foi lançada nesta quinta-feira (23) e faz parte dos desdobramentos dos produtos do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Bioma Amazônico Maranhense e Bioma Cerrado e Sistema Costeiro do Estado do Maranhão.

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho destaca que a publicação propõe divulgar a diversidade de peixes comerciais presentes nos biomas maranhenses. “Além disso, essa obra visa abordar em tópico específico a importância e potencialidades dos peixes comerciais, estado de conservação e uso humano das espécies, com o objetivo de compilar dados sobre peixes com importância comercial e versar sobre gestão pesqueira, ameaças e possíveis propostas ou estratégias para a conservação da ictiofauna maranhense”, pontua.

Os dados apresentados foram coletados a partir das análises em estudos científicos que relataram peixes, levantamento bibliográfico, documental, e bancos de dados, visita técnica às instituições públicas e particulares localizadas e/ou que atuam no Maranhão. Com o intuito de complementar dados e informações já obtidos, realizou-se etapas de campo por meio da observação direta intensiva, registro fotográfico e visitas técnicas a colônias e sindicatos de pescadores.

Tendo em vista a grande importância do setor pesqueiro para o estado e considerando os fatores socioeconômicos demonstrados pela pesca nas comunidades pesqueiras, o estudo corrobora as informações presentes em outras pesquisas realizadas nas bacias do Maranhão, que afirmam e evidenciam que o conhecimento dos peixes comerciais do estado ainda apresenta muitas lacunas de conhecimento.