Governo do Maranhão irá colaborar com mais 60 escolas comunitárias

Governador Flávio Dino assinou acordo de colaboração com escolas comunitárias (Foto: Nael Reis)

O governador Flávio Dino assinou nesta quinta-feira (23) um acordo de cooperação entre o governo estadual e diversas instituições sem fins lucrativos localizadas da região metropolitana de São Luís. Na prática, 60 escolas comunitárias receberão ajuda da Secretaria de Educação (Seduc), como melhorias estruturais e o pagamento de contas de água e energia, sendo que outras 77 já são beneficiadas com uma ação semelhante.

De acordo com o secretário Felipe Camarão (Seduc), a ideia da parceria surgiu a partir de necessidade das escolas comunitárias da capital maranhense, que não pararam de funcionar durante a pandemia.

“Pra que vocês tenham uma ideia, das 150 escolas municipais, apenas 12 estão funcionando. E, no entanto, todas as escolas comunitárias estão com as portas abertas para seus estudantes. A prefeitura, por outro lado, não está pagando, não está fazendo repasse financeiro mensal pra manter essas instituições. E os diretores foram nos procurar, procuraram a mim, procuraram o governador Flávio Dino para pedir ajuda. E foi nesse sentido que nós firmamos parceria, acordos dentro da lei, convênios para ajudar as escolas comunitária de São Luís”, explicou o secretário.

Segundo ele, a intenção é que o governo estadual arque com os custos de energia e água para que as instituições tenham mais recursos para investir na aprendizagem dos estudantes. “Com esse convênio nós chegamos a mais de 120 escolas comunitárias de São Luís. O Governo do Estado, que não tem essa atribuição primordial de ajudar as escolas comunitárias, que são da educação infantil e do ensino fundamental, está ajudando para fortalecer a educação digna da população ludovicense”, completou.

A cooperação tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado no final do período. O termo possibilita ainda a oferta de curso de Formação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação para professores e gestores das escolas comunitárias, em aulas ao vivo.

A primeira turma formada neste curso, que teve duração de um mês e meio, estudou ferramentas como Google, como Gmail, Drive, Meet, Keep, planilhas, documentos e apresentações. Houve ainda um módulo dedicado a ferramentas de comunicação, como Instagram e Canva.

O objetivo foi apresentar aos educadores ferramentas que funcionam como dispositivos facilitadores de tarefas do dia a dia, para organizar, planejar e comunicar ações das escolas de uma maneira prática e assertiva. Os formadores eram professores da rede estadual do Maranhão, vinculados ao programa Ensina Brasil, instituição que busca desenvolver lideranças na educação brasileira.