
Como forma de enfrentamento da crise social e econômica ocasionada pela pandemia de Covid-19, em maio de 2021 teve início em todo o Maranhão o programa Vale Gás. Criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), o programa foi uma das ações fundamentais no período de pandemia. O Vale Gás beneficia cerca de 119 mil famílias inscritas no CadÚnico com renda de R$0,00, em situação de vulnerabilidade social. O beneficiário tem direito a até três recargas de gás equivalentes a um botijão de 13 quilos.
Na primeira etapa, as famílias foram beneficiadas com um ticket que poderia ser trocado nas distribuidoras credenciadas. Em setembro, foi iniciada a segunda etapa, e o auxílio do Vale Gás ganhou uma nova logística: ao invés do ticket, os beneficiários receberam cartões, onde os créditos foram disponibilizados exclusivamente para as recargas de gás, a fim de que o objetivo do programa não fosse desvirtuado. Os cartões saíram a custo zero para o Governo do Estado, sendo fruto de uma contratação pela Sedes da empresa Alelo.
Para realizar a distribuição dos cartões, foi firmada parceria com os municípios, como já feito na primeira etapa, através das Secretarias Municipais de Assistência Social. As equipes da Sedes estiveram presentes nos 217 municípios para capacitar os responsáveis pela distribuição dos cartões e para prestarem todas as informações aos beneficiários. A terceira etapa está prevista para ser realizada ainda no mês de dezembro de 2021. Por meio do cartão já entregue, os beneficiários receberão automaticamente o crédito para recarregar o botijão de gás em qualquer comércio da região.

O titular da Sedes, secretário Márcio Honaiser, ressalta como o auxílio tem ajudado centenas de famílias em vulnerabilidade social. “O Vale Gás é mais um programa social do Governo do Estado, fundamental para as pessoas de baixa renda em situação de vulnerabilidade social, que estão passando momentos difíceis, com a perda de empregos, aumento do preço abusivo de todos os produtos, principalmente do próprio gás, arroz, carne e feijão. A pessoas estão perdendo renda e tem muita gente sem saber o que fazer para se alimentar, então o Vale Gás é um programa que vem complementar outros tantos programas que ajudam a nossa população na segurança alimentar. São 119 mil famílias que estão sendo beneficiadas e agora, em dezembro, faremos a terceira recarga para ajudar essas pessoas a enfrentar este momento difícil de crise econômica e social”, disse o secretário.
Para o lançamento do programa, foi realizado o Dia D do Vale Gás com a ação de forma simultânea nos 210 municípios maranhenses, as cidades que estavam em lockdown receberam o benefício assim que as prefeituras liberaram.
Segundo a secretaria Adjunta de Renda e Cidadania, Ana Gabriela Borges, o programa Vale Gás nasceu com o objetivo de minimizar a fome das famílias de baixa renda. “O programa Vale Gás foi idealizado pelo governador Flávio Dino na perspectiva de garantir comida na mesa para as famílias em maior vulnerabilidade social. O programa contemplou as pessoas com o maior índice de vulnerabilidade de renda no Maranhão e veio para complementar todos os programas que o Governo do Estado está fazendo, buscando de todas as formas que o benefício chegue até aqueles que realmente mais precisam”, explica.