O ano de 2021 está chegando ao final e, em breve, um ciclo se encerra para que outro tenha início. É tempo de renovação, de agradecimento e de traçar metas para o novo ano. É o momento de começar a se despedir de 2021 e nada melhor que relembrar algumas ações marcantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) ao longo desses 12 meses. Pensando nisso, conheça um pouco sobre as ações realizadas no primeiro trimestre de 2021.
O mês de janeiro começou com a participação, de forma online, do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, no Fórum com os Secretários de Meio Ambiente que compõem os estados da Amazônia Legal. Na ocasião, foram discutidos os planos de trabalhos e prioridades para o ano de 2021. A Amazônia Legal é formada pelos estados do Maranhão, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
No mês de fevereiro, o Governo do Maranhão anunciou a expansão do Programa Maranhão Verde para a Baixada Maranhense. Com a expansão, mais 400 famílias dos municípios de Pinheiro, Penalva, Palmeirândia e Santa Helena passaram a ser atendidas pelo programa. No mesmo mês, a SEMA realizou a doação de materiais elétricos para a manutenção do Parque Centenário de Balsas. O local é um cartão postal da região com amplo espaço de lazer, esportes e preserva a fauna e a flora.
A SEMA participou também de mutirão de limpeza e coleta de resíduos na área do Lago da Barragem do Rio Bacanga, na sede náutica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Durante a ação, que marcou o lançamento do projeto Lagoa Nova, foi recolhida cerca de uma tonelada de resíduos sólidos. O Rio Bacanga é o segundo rio mais importante da Ilha de São Luís e apresenta uma rica biodiversidade associada aos manguezais.
No mês de março, a SEMA, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou ações fiscalizatórias durante o terceiro período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus). O mês foi marcado também pela instituição, por meio de Decretos, de quatro novos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs). Além dos comitês já existentes, o Maranhão conta agora com os CBHs do Rio Preguiças-Periá, do Rio Turiaçu, do Rio das Balsas e Afluentes Maranhenses do Alto Parnaíba e do Rio Itapecuru.
Março encerrou com a realização da I Semana Estadual da Água no Maranhão e com a assinatura do memorando da missão de apoio ao Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), através de reunião com o governador Flávio Dino, República Federal da Alemanha e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O projeto tem como objetivo a conservação e restauração da floresta amazônica no estado, por meio do fortalecimento de famílias rurais que vivem da agricultura familiar, indígenas, comunidades quilombolas, jovens e mulheres.