Governo disponibiliza ambulância exclusiva para o HTO e amplia suporte aos pacientes

Veículo conta com estrutura de Unidade Semi-Intensiva (Foto: Rogério Sousa)

O Governo do Estado disponibilizou, nesta segunda-feira (27), uma ambulância exclusiva para o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO). Com o veículo, a unidade, que é referência estadual no atendimento de casos de média e alta complexidade, amplia os cuidados aos pacientes, facilitando o transporte para a realização de exames e procedimentos.    

De acordo com o chefe do Departamento de Atenção Multidisciplinar da SES, Rodrigo Araújo, a ambulância é sinônimo de compromisso com a segurança do paciente. “O nosso objetivo enquanto gestão estadual é sempre procurar formas de melhorar a eficiência dos serviços de alta complexidade. Não é só uma ambulância, é o resultado positivo de sucessivos esforços realizados, visando à contínua atualização dos equipamentos de saúde pública”, afirmou. 

O veículo conta com estrutura de Unidade Semi-Intensiva, e, caso haja necessidade, poderá ser transformado em Unidade de Suporte Avançado (USA) como forma de atender os casos de maior gravidade. Para isso, a ambulância dispõe de prancha, maca, umidificador, cadeira de rodas, cilindro de oxigênio. Dessa forma, os pacientes que necessitarem de transporte para realização de exames ou transferência entre hospitais poderão usufruir de traslado seguro, com profissionais acompanhando durante todo o trajeto, diminuindo os riscos sanitários e agravos.

O diretor geral do HTO, Odair Theodoro, reforçou a importância da ambulância diante das demandas atendidas pelo hospital. “Se podemos melhorar a assistência prestada, sem dúvidas faremos isso. Assim, nós iremos reduzir a dependência de remoção externa com o uso de unidades móveis de outros equipamentos da rede estadual, agilizando o cuidado a quem necessitar”, afirmou.

Internado por conta de um acidente de moto, Rafael Miranda, de 34 anos, aprovou o investimento. “A iniciativa é muito boa, pois assim como eu irei precisar, outros também poderão. E isso vem para somar ao atendimento no hospital, que já é muito bom e agora vai ficar melhor”, descreveu. 

O HTO é referência estadual no atendimento de casos de média e alta complexidade. Desde o início do funcionamento, em outubro de 2019, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) já realizou mais de 365 mil atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias. Destes, 13.850 foram cirurgias. Somente de janeiro a novembro de 2021, foram mais de 116.347 atendimentos, destes, 3.113 foram procedimentos cirúrgicos.