RETROSPECTIVA – Banco de Alimentos arrecadou mais de 800 Toneladas em 2 anos

Banco já arrecadou mais 800 toneladas de alimentos (Foto: Divulgação)

Em 2021, o Banco de Alimentos do Maranhão arrecadou mais de 245 toneladas de legumes, frutas, verduras, grãos, cereais, massas frescas, carnes, leites e derivados. O equipamento, que é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), já beneficiou 70 instituições socioassistenciais, com objetivo de combater a fome e o desperdício dos alimentos que seriam descartados. Desde a sua inauguração em 2019, o Banco já arrecadou mais 800 toneladas de alimentos. 

O Banco conta com a parceria de 75 empresas, que doam os alimentos que recebem tratamento antes de serem entregues às 70 entidades cadastradas distribuídas em comunidades carentes. Instalado no Centro de Distribuição de Hortifrutigranjeiros (Ceasa), em São Luís, o Banco beneficia 11.592 pessoas diretamente e possui equipe de nutricionistas, técnicos e demais profissionais que fazem a coleta, seleção, processamento e distribuição de alimentos. 

Para o titular da Sedes, Márcio Honaiser, neste ano de 2021, o Banco de Alimentos superou as expectativas com a grande arrecadação de alimentos, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia.

“Neste ano, com a arrecadação de 245 toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, conseguimos levar comida para a mesa das pessoas que mais precisam, principalmente neste momento de crise econômica e social. Agradecemos aos parceiros do hortifrúti, rede de supermercados e outros estabelecimentos, que contribuem com o nosso projeto social de proporcionar uma boa alimentação a essas pessoas”, relatou Márcio Honaiser.

Em 2021, por meio do edital do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf), o Governo do Estado adquiriu 6,5 toneladas de alimentos, que foram repassados ao Banco para beneficiar as entidades.

O Banco de Alimentos durante todo o ano realizou oficinas para as instituições cadastradas pela Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan) da Sedes, para aprenderem receitas que reaproveitam todo o alimento, desde a casca e sementes.    

A secretária adjunta da Sasan, Lourvidia Caldas, afirmou que o Banco de Alimentos é fundamental para o combate à fome e destacou a importância das oficinas.

“O ano de 2021 marcou mais um ano de grande sucesso do equipamento de Segurança Alimentar e Nutricional, porque conseguimos combater o desperdício e a fome, e assim garantir de forma segura e saudável alimentos para centenas de pessoas em situação de risco alimentar. As capacitações que realizamos ao longo deste ano, reforçam o objetivo do Banco, que coloca em prática o reaproveitamento integral dos alimentos” disse Lourvídia Caldas.   

Uma das entidades beneficiadas pelas doações é o Instituto Socioeducacional Jesuíno (Escola Comunitária Lar do Saber). A representante da entidade, Francinete Alves, reforça a importância do trabalho executado pelo Banco de Alimentos.

“Com o Banco de Alimentos temos o apoio para ajudar pessoas que passam por extrema necessidade. Graças às doações conseguimos garantir uma refeição diária. O sentimento é de gratidão quando chegamos na comunidade com os alimentos para distribuição” disse Francinete Alves.

Em 2021, o Banco de Alimentos foi ampliado para facilitar as atividades executadas, atender a grande demanda e melhorar as instalações. Para 2022, está prevista a criação de um refeitório e a ampliação da sala de capacitação para melhor atender as famílias e entendidas.

Neste ano, o Banco também realizou atividades nas entidades que recebem as doações. No local explicaram a melhor formar de aproveitar os alimentos, explicaram cuidados básicos com a saúde e promoveram a oficina de chefes mirins. 

“Durante todo o ano realizamos muitas atividades, tomando todos os cuidados devido à pandemia. Conservamos com o nosso público alvo e o ensinamos como aproveitar melhor os alimentos recebidos. Estamos gratos em encerrar o ano com este saldo tão positivo”, disse Daniela Arrais, coordenador do Banco de Alimentos. 

Entregue à população no dia 1º de junho de 2019, pelo governador Flávio Dino e pelo titular da Sedes, Márcio Honaiser, o Banco de Alimentos nos seus dois anos de atividades, arrecadou 815 toneladas desde a sua inauguração.