Para garantir segurança de motoristas e passageiros, Governo do Maranhão reforça fiscalização nos terminais de ferry boats

O Governo do Estado, através da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Púbicos (MOB), reforçou as equipes de fiscalização durante as festividades de fim de ano (Natal e Ano Novo). A operação conjunta, entre a MOB, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Capitania dos Portos e Polícia Militar, está sendo realizada em regime de plantão para garantir a segurança de quem utiliza os terminais de passageiros.

Durante a ação nos Terminais de Ferry Boats, a equipe de fiscalização verifica o cumprimento dos protocolos sanitários, horários de viagens e informações sobre as formas de pagamento das passagens. Além do respeito ao direito à gratuidade de passagem destinada aos idosos, conforme prevê o artigo 1º da Portaria da MOB nº 023/2017. Também são observadas as condições de segurança e acessibilidade das embarcações.

Segundo a MOB, a expectativa é que, por dia, cerca de 15 mil pessoas utilizem os Terminais da Ponta da Espera e Cujupe, durante esse período. A expectativa é que até o dia 4 de janeiro cerca 130 mil pessoas utilizem os terminais de passageiros. Para atender de forma ampla, a MOB disponibilizou 18 viagens programadas diariamente e viagens extras de acordo com a demanda e disponibilidade dos ferrys.

“Essa parceria entre vários órgãos garante mais tranquilidade para os usuários. Além da prestação de um bom serviço, estamos garantindo segurança e que as pessoas possam ir e vir da maneira mais rápida possível”, pontou o presidente da MOB, Daniel Carvalho. Segurança nas estradas

Mesmo com a maioria das rodovias estaduais recuperadas e sinalizadas, há fatores ainda mais importantes para garantir uma viagem segura: a prudência e o respeito ao trânsito. Uma viagem tranquila exige que sejam tomados diversos cuidados, em especial neste período de inverno, onde as chuvas são constantes. A condução de veículos fica prejudicada nas estradas e o risco de acidentes se torna maior.

O motorista deve:

– Respeitar limites de velocidade;
– Diminuir a velocidade em ocasiões de chuva;
– Usar cinto de segurança;
– Crianças menores de dez anos devem utilizar bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação;
– Manter os faróis acesos em luz baixa;
– Fazer ultrapassagem somente em trechos onde a sinalização permite.

Irregularidades? denuncie!

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Púbicos (MOB), dispõe de uma Ouvidoria moderna e dinâmica. Para prestar informações, tirar dúvidas e receber reclamações dos usuários em qualquer problema, o passageiro pode ligar gratuitamente para o telefone 98-3254-0347. Também pode entrar em contato pelo e-mail ouvidoriamob@mob.ma.gov.br, ou acessar o site da MOB (mob.ma.gov.br) e preencher o formulário de reclamação.