RETROSPECTIVA: Regionalização avança no Maranhão e amplia quantidade de municípios no mapa do turismo brasileiro

Riachão, no extremo sul do Maranhão (Foto: Divulgação)

Realizações de oficinas nos polos turísticos maranhense, planos de ação municipal, elaboração de cartilha sobre o Mapa do Turismo no Maranhão, produção do Inventário Turístico e Remapeamento do Turismo do estado. Estas foram algumas das ações realizadas pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio da Superintendência de Regionalização do Maranhão, em 2021, que teve como ponto de partida a primeira reunião virtual do Conselho Estadual de Turismo do Maranhão (CET-MA), realizada em fevereiro.

Ao longo do ano, foram realizadas 10 oficinas nos polos turísticos maranhenses, 54 planos de ação municipal, além do planejamento estratégico do Programa de Regionalização do Turismo no Maranhão e o workshop de Instância de Governança.

Nesse período, foi ofertado o curso de educação à distância de Regionalização do Turismo no Maranhão, elaborada a cartilha sobre o Mapa do Turismo no estado e produzido o Inventário da Oferta Turística do município de Riachão.

Em 2021, o Maranhão fechou o ano contabilizando 62 municípios presentes no Mapa do Turismo, oito a mais que em 2020, onde estes deverão ter seus registros validados junto ao sistema de dados do Ministério do Turismo (MTur).

Para facilitar o entendimento e detalhar ainda mais os critérios e as ações estratégicas sobre o Mapa do Turismo, a Setur desenvolveu uma cartilha sobre o remapeamento do Mapa do Turismo Brasileiro 2021. A cartilha traz explicações sobre os critérios criados pela Setur e pelo Ministério do Turismo para que os municípios possam aderir ao programa.

Gestores exibem o Inventário turístico (Foto: Divulgação)

O Inventário Turístico de Riachão foi entregue pelo secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior, em agosto, quando, na ocasião, o gestor estadual recebeu o título de Cidadão Riachãoense da Câmara do Vereadores do município. O Inventário conta com um conjunto de Informações sobre a infraestrutura da cidade, seus equipamentos de apoio ao turismo e atrativos fundamentais para o planejamento, gestão e promoção da atividade turística da região.

“Foi muito importante a participação e o envolvimento dos municípios para o crescimento do turismo no estado. Em 2021, a Setur ofereceu todo suporte necessário voltado para para a regionalização do turismo, para qualificar os munícipios turísticos dentro do Mapa do Turismo Brasileiro, no Maranhão”, declarou o secretário Catulé Júnior.

Também em agosto, a Setur participou do 1º Seminário de Desenvolvimento Turístico do IFMA de Barra do Corda, com o tema “Etno/Ecoturismo em terras Barra-cordenses: Desafios e Possibilidades”. O encontro teve como objetivo o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo no município de Barra do Corda.

Finalizando a extensa agenda de ações do mês de agosto, a Setur esteve presente, também, no 1º Encontro Regional de Gestores de Turismo, com o tema “Remapeamento 2021: Gestão do Turismo local com foco no desenvolvimento regional”. O encontro aconteceu no município de Pinheiro e teve como objetivo a integração dos novos gestores municipais e as instâncias de governanças dos polos Lagos e Campos Floridos, Floresta dos Guarás e Amazônia Maranhense.

A superintendente de Regionalização do Maranhão, Glória Pinto, destacou as inúmeras ações realizadas durante o ano. “Mesmo diante de mais um ano atípico, por conta das restrições sanitárias da Covid-19, conseguimos realizar várias ações importantes na área da regionalização do turismo no Maranhão. Destaco o remapeamento do Mapa Turístico Brasileiro no estado, onde realizamos reuniões com os gestores municipais dos 10 Polos Turísticos, além de visitas técnicas nesses locais”, ressaltou a superintendente.