
Em 2021, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Sinfra), realizou importantes investimentos na Região Tocantina e no Sul do Maranhão, distribuídos nas áreas da saúde, infraestrutura, esporte, lazer e educação, incluindo obras já concluídas e outras em execução, abrangendo 13 cidades e levando significativas mudanças para a vida dos moradores.
Rosirene Lima Leal é dona de casa e moradora de Ribeirãozinho, cidade que recebe uma ciclovia. Ela fala sobre o impacto do investimento. “Essa obra chegou em boa hora. Nós precisávamos mesmo de mais atenção, mais investimento, mais ações que trouxessem mais qualidade de vida. A gente está muito agradecido”, afirmou.
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, esse é o resultado de uma gestão pautada na descentralização de investimentos que visa reparar uma desigualdade de distribuição que foi histórica no Maranhão. “A gestão do governador Flávio Dino encerrou um ciclo administrativo onde os investimentos só chegavam às cidades de maior porte. Desde 2015, todas as regiões do estado receberam obras importantes. Na Região Tocantina, por exemplo, entregamos a Beira-Rio, em Imperatriz, IEMA em Amarante, Centro Esportivo em João Lisboa e várias rodovias que promovem integração regional. Ações que promovem igualdade e justiça social e levam mais dignidade aos moradores”, enfatizou.
Obras entregues

Entre as obras entregues, está o IEMA de Amarante que tem proporcionado ensino técnico de qualidade e gratuito para os estudantes da região. O prédio conta com uma área construída de quase 2.800 metros quadrados, dispondo de espaços como laboratórios de Física, Química, Informática, Biologia e dois extras, além de auditório, sala de vídeo, biblioteca, copa, banheiros, almoxarifado, salas de aula, sala profissionalizante, recepção, salas dos professores, secretaria, coordenação, diretoria e quadra poliesportiva.
Também na área de educação, Imperatriz agora conta com o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul). O novo prédio possui uma estrutura ampla e moderna que atende diretamente os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal. O local é composto por 20 salas de aula, uma de controle, quatro para administração, uma de informática, quatro de manutenção técnica, 21 laboratórios, auditório, cantina, cozinha, oito banheiros, uma biblioteca e estacionamento.
Essa estrutura, além de proporcionar uma formação profissional de maior qualidade, vai dar melhores condições para desenvolver a pesquisa e extensão seguindo as vocações regionais socioeconômicas. Isso significa mais produção de conhecimento e maior aproximação com a comunidade.
Ainda em Imperatriz, os artesãos receberam um local reformado, climatizado e adequado para a comercialização de seus produtos. Os trabalhos executados no Centro de Artesanato incluíram a substituição do telhado existente por telhas termo acústicas, climatização, iluminação, substituição de esquadrias e pintura geral, instalação de rampas de acessibilidade a aparelhos de ar-condicionado.
Davinópolis agora tem um local adequado para a prática de ciclismo e caminhada. Localizada na entrada da cidade, a pista dos ciclistas conta com dois quilômetros de extensão, sinalizadas e com gelo baiano, além de bloco de concreto que separa a faixa das demais, o que garante mais segurança.
Em Porto Franco foi inaugurada a ponte sobre o Rio Flores, com 54 metros de comprimento por 8 de largura. Um investimento que beneficia diretamente 300 famílias que moram na zona rural de Lajeado Novo. Além de mais mobilidade para essas pessoas, fomenta a economia local com melhores condições de circulação dos produtos ligados ao plantio de milho e criação de gado, que é a principal base econômica.
Obras em execução
Entre as obras em andamento, está a construção do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Balsas. As obras já estão na fase de acabamento e a previsão de entrega da primeira etapa, composta por salas de aula e bloco pedagógico, é para os próximos 30 dias.
Em uma área de 20 mil metros quadrados, que possibilita futuras expansões, caso haja necessidade, a unidade vai dispor de espaços como salas de aulas, laboratórios, refeitórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório para 200 pessoas, dentre outros espaços. Estrutura que vai possibilitar mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem, qualificação técnica e profissional e melhores oportunidades de posicionamento no mercado de trabalho.
Ainda na educação, Açailândia recebe a reforma em três escolas, na Mário Cabral, na Conquista da Lagoa e Nossa Senhora de Fátima. Em Amarante também tem escola sendo reformada, a Dilson Funaro. Obras que abrangem troca de esquadrias, reparos em telhados, novas instalações elétricas e pintura em geral.

O destaque da saúde é a construção do Hospital de Urgência e Emergência da Região Tocantina, em Imperatriz, com 131 leitos, sendo 120 de enfermaria e 11 de UTI. Além de desafogar o hospital municipal, a nova unidade de saúde vai possibilitar um atendimento de qualidade aos pacientes e geração de emprego e renda, tanto na fase de construção, quanto de funcionamento.
No esporte e lazer, cidades como Sítio Novo, Davinópolis, Campestre, Buritirana e Vila Nova dos Martírios são contempladas com serviços de reformas e adequações em campos e estádios de futebol, o que vai garantir um espaço digno para a prática de atividades esportivas, culturais e de integração social. Montes Altos e Lajeado Novo recebem obras de revitalização em praças públicas.