RETROSPECTIVA: Programa Trabalho Jovem cria oportunidades e transforma a vida de milhares de pessoas no Maranhão

Secretário adjunto André Bello entrega kits do programa Mais Renda aos alunos (Foto: Divulgação)

Mais do que a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para a população do estado, o Programa Trabalho Jovem tem possibilitado uma transformação na vida das pessoas. A capacitação de jovens e adultos para o ingresso no mercado de trabalho é a realização de um sonho que muitos esperavam há anos e agora podem comemorar. Até o momento, o Governo do Estado já ofertou 123 tipos diferentes de cursos e certificou 63.634 pessoas em todo o Maranhão.

“Esse curso foi uma oportunidade para a minha vida, era um sonho que eu tinha e aproveitei. É uma profissão que terei daqui para frente, um sonho realizado”, proferiu Cleicilene Rabelo, da cidade de Porto Rico do Maranhão, que recebeu a certificação do Curso de Cabeleireiro, na cidade de Pinheiro.

“Milhares de maranhenses já fizeram cursos ofertados pelo IEMA [Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão] Vocacional e, hoje, estão no mercado de trabalho ou atuando com seus próprios negócios. Esses cursos são oportunidades para que as pessoas possam traçar o próprio caminho, pois somente com educação e oportunidades que conseguimos combater as desigualdades sociais”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

O governo vem atuando de forma consistente na oferta de cursos profissionalizantes nos 217 municípios do Maranhão. Entre os cursos já oferecidos pelo IEMA Vocacional estão Agricultor Orgânico, Corte e Costura Industrial, Eletricista Predial, Eletrônica Digital e Analógica, Gastronomia Básica, Informática Básica, Inglês Básico, Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado, Maquiador, Mecânica de Motocicleta, Panificação e Confeitaria, Robótica Educacional, Agentes de Informação Turísticas e muitos outros.

Os cursos do Programa Trabalho Jovem são ofertados considerando a demanda de cada região, por isso o governo tem firmado parceria com instituições religiosas, associações, sindicatos e municípios, para garantir o acesso à qualificação profissional, uma vez que os interessados não precisam se deslocar para lugares distantes, já que os cursos são oferecidos em suas próprias comunidades.

Secretário Felipe Camarão destacou a importância da parceria para oferecer as capacitações (Foto: Divulgação)

“Ofertar esses cursos em parceria com as igrejas aproxima nossa ação das comunidades. São turmas que funcionam em templos religiosos, salões paroquiais, dentre muitos outros espaços, levando qualificação profissional e oportunidades de geração de emprego e renda, para milhares de pessoas em nosso estado. Essa é a intenção da parceria entre estados e igreja, para oferecer oportunidades por meio da educação. O estado é laico, mas ele não pode ser contra as igrejas. E assim, caminhando lado a lado, podemos melhorar a vida das pessoas com mais oportunidades”, afirmou Felipe Camarão.

“Esse projeto veio como uma luva encaixando na mão. Sabemos das dificuldades que os jovens vivem para ingressar no mercado de trabalho e esse projeto, com essa variedade de cursos, vem para ajudar os jovens. Vejo no olhar de alguns jovens a alegria e o otimismo deles em saber que vão se profissionalizar totalmente de graça. Estou muito feliz”, discorreu o pastor Cleiton Silva, da Assembleia de Deus Celestial no São Raimundo, uma das instituições religiosas contempladas com a oferta de cursos profissionalizantes.

O objetivo do Governo do Estado é promover formação profissional, articulada aos setores produtivos locais e regionais, tendo em vista a inserção produtiva na perspectiva de melhorar os indicadores econômicos e sociais do Maranhão e contribuir para o acesso de adolescentes, jovens e adultos maranhenses ao mercado de trabalho.

“Com esse curso, a gente está capacitado para trabalhar, ensinar os nossos filhos e netos e ter uma alimentação adequada, longe de agrotóxico. O curso é de grande importância e agora posso ingressar no mercado de trabalho, ajudar minha família e a minha comunidade”, expressou Valcline Ferreira, 48 anos, que foi certificado com o curso de Agricultura Orgânica, na cidade de Matinha.

Em Barreirinhas, Antônio Reis recebeu formação de Consultor de Informações Turísticas e ficou emocionado ao receber a certificação do curso escolhido. “Acredito que os cursos vão trazer muitos benefícios para a nossa cidade. Eu trabalho como piloto e será uma experiência muito boa, porque a partir desse momento o turista vai se sentir ainda mais seguro na mão de cada pessoa que passou por essa sala de aula”, expressou.

Certificação de jovens e adultos em Imperatriz (Foto: Divulgação)