São Luís reúne diversas opções de lazer na temporada das férias

Clima natalino ainda paira na capital com a exibição do videomapping na fachada do Palácio dos Leões (Foto: Brunno Carvalho)

Chegou a temporada das férias, aproveitar os dias de descanso com a família e amigos. Para quem optou por passar a folga em São Luís, a ilha dispõe de diversos espaços públicos ao ar livre para quem gosta de sol, praia, praças, cultura e tranquilidade.

O clima natalino ainda paira na capital com a exibição do videomapping projetado na fachada do Palácio dos Leões, com imagens alusivas à música, à cultura e à história maranhense.

O espetáculo de cores e luzes estará disponível até o dia 6 de janeiro, com projeções a cada 20 minutos, das 18h às 22h.

Para as atividades ao ar livre, caminhadas, piquenique e aquele bom papo no fim de tarde tem o Parque do Rangedor, que além de disponibilizar aos visitantes duas quadras poliesportivas, uma quadra de areia e uma de tênis, academia, parquinho para as crianças, ciclovia, pista para caminhada e estacionamento para até 500 veículos, agora possui uma estação de bicicletas elétricas disponíveis gratuitamente para a população.

Estação no Parque do Rangedor conta com dez bicicletas elétricas (Foto: Karlos Geromy)

A estação conta com dez bicicletas elétricas para uso dentro do Parque, por meio do compartilhamento via aplicativo de celular.

A universitária Kely Rangel aprovou a novidade por ser mais uma opção de atividade física. “Muitas vezes eu chegava aqui sem ter bicicleta e só caminhava. Agora tenho acesso a um equipamento elétrico que me permite andar por todo parque”, comemorou Kely.

O Parque do Rangedor funciona de domingo a domingo, das 5h às 11h e das 16h às 21h, e fica localizado na região do Cohafuma, próximo à Assembleia Legislativa do Maranhão.

O governador Flávio Dino avalia a revitalização de espaços públicos como uma forma de integrar as famílias sem custos financeiros e incentivar também a economia local que enxerga nestes locais a possibilidade de incremento no orçamento familiar. “Uma gestão se faz para o povo e todos têm direito ao lazer de forma digna. Ao revitalizarmos os locais públicos permitimos que as famílias se reúnam nos finais de semana e aqueçam as vendas de produtos dos comerciantes informais”, afirmou o governador.

Praia do Bonfim

Localizada no Itaqui-Bacanga, Praia do Bonfim é o novo ponto turístico de São Luís (Foto: Rafaela Freitas)

O novo point da capital é a Praia do Bonfim, conhecida como Prainha, entregue pelo governador Flávio Dino na última quinta-feira (30). Localizada no Itaqui-Bacanga, a área é o novo ponto turístico de São Luís, sendo uma atração à parte para moradores da região.

A orla marítima foi toda urbanizada com obra orçada em R$ 6.941.713,91 e executada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

O novo cartão postal possui extenso calçadão, quiosques, área de caminhada, praça com playground, sistema de iluminação em LED, equipamentos de ginástica, quadra poliesportiva, píer e palco para eventos.

A empreendedora Rosimeire Lima destacou a falta de estrutura que havia no local e a insegurança dos moradores em transitar pela orla. “Aqui só tinha mato, não tinha nada de estrutura e o acesso era restrito, tínhamos medo de circular pela área. Com a urbanização tudo fica mais alegre e seguro para a população”.

Arte na rua

A escadaria do Beco do Silva está de cara nova. A pintura feita pelo artista Gil Leros se tornou um ponto de encontro para o registro de fotos.

O Beco do Silva é um Patrimônio Panorâmico de São Luís e desde 2019 se tornou um cenário para diversos ensaios fotográficos.

Escadaria do Beco do Silva está de cara nova (Foto: Divulgação)