Obras de urbanização de portos em Paço do Lumiar entram na fase final

Ação assegura melhores condições de trabalho para os pescadores e comerciantes da localidade (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), avança nas obras de urbanização dos portos nas comunidades de Mojó, Mocajituba e Timbuba, em Paço do Lumiar, região da Grande Ilha. Com 90% dos trabalhos concluídos, a previsão é que os equipamentos públicos sejam entregues à população ainda neste mês de janeiro. A ação tem objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico, social e potencial turístico, garantindo integração, acessibilidade e lazer para a população e visitantes.

O secretário da Secid, Márcio Jerry, reforça o compromisso do governador Flávio Dino em promover o desenvolvimento da região com a implementação de políticas públicas de valorização e fomento do setor pesqueiro na localidade. “A recuperação e urbanização completa de seis portos, sendo que iniciamos as obras de três e, posteriormente, daremos continuidade na urbanização de mais três. Essa ação assegura melhores condições de trabalho para os pescadores e comerciantes, conforto para os visitantes e para toda a comunidade do entorno que vai ganhar praças em cada um desses portos. Mas, sobretudo, uma iniciativa que insere a cidade de Paço do Lumiar como novo destino turístico do estado do Maranhão”, destacou Márcio Jerry.

A prefeita Paula Azevedo ressaltou a atuação do Governo do Maranhão no município. “Cada obra, em parceria com o Governo do Estado, significa a presença do governador Flávio Dino em nosso município. São obras que vão impulsionar o turismo e a economia local. Agradeço mais uma vez ao Governo pela parceria que está garantindo a melhoria na qualidade de vida da população de Paço do Lumiar”, afirmou a prefeita.

Os novos portos vão oferecer à comunidade um equipamento comunitário moderno, cujo modelo arquitetônico de áreas de lazer está presente em grandes cidades. O projeto prevê deck de madeira, pergolados, revestimento em cimento e piso emborrachado, área arborizada com alambrado e construção de meio-fio e nova pavimentação asfáltica. Além disso, foi implantado todo o sistema de impermeabilização e instalações elétricas e hidráulicas. Os locais contam, ainda, com espaços de lazer com brinquedos infantis de recreação e academia ao ar livre.

Porto de Mocajutuba deve ser entregue ainda este mês (Foto: Divulgação)

Elizabeth Sousa é marisqueira e mora há 15 anos em Mojó. Ela comemorou a chegada das obras. “Esperávamos há muitos anos por essa obra. Para nós pescadores, caranguejeiros e marisqueiros, a ação vai beneficiar muito e facilitar a vida de todos aqui. Estamos muito felizes e, por isso, queremos agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário Márcio Jerry por promover melhorias que ativam a economia do município e geram trabalho e renda”.

Em Mocajutuba, os trabalhos de construção da praça estão sendo concluídos, e implicam na implantação dos mobiliários urbanos, do paisagismo, iluminação e acessibilidade.

As intervenções nos terminais pesqueiros contemplam a revitalização de deck de madeira, pergolados, revestimentos em cimento e piso emborrachado, área arborizada com alambrado e construção de meio-fio e nova pavimentação asfáltica. Os serviços proporcionarão estruturas adequadas para atracação de barcos, com carregamento e descarregamento de carga, e instalações para movimentação de passageiros.